Thiago Monteiro sofre lesão na mão e fica com vice do Challenger de Montevidéu

Brasileiro e argentino se enfrentaram na noite deste domingo, 19, no Carrasco Lawn Tennis Club, em Montevidéu, no Uruguai

21:07 | Nov. 19, 2023

Por: Iara Costa
Thiago Monteiro se retirou de quadra após machucar a mão e argentino Diaz Acosta ficou com o título do Challenger de Montevidéu. (foto: Reprodução/Instagram)

Número 131 no ranking de melhores tenistas do mundo, o cearense Thiago Monteiro ficou com o vice-campeonato do Challenger de Montevidéu ao sofrer uma lesão na mão e abandonar a final diante do argentino Facundo Diaz Acosta. Dentro de quadra antes da desistência na noite deste domingo, 19, o atleta de 29 anos foi superado em 6-3 e 4-3 pelo adversário no Carrasco Lawn Tennis Club, em Montevidéu, no Uruguai.

Desde o set inicial, Thiago Monteiro demonstrou falhas diante de Acosta, que se apresentou bem. Apesar de ganhar dois games no primeiro set, o cearense não conseguia superar a agilidade do argentino e, em muitos lances, cedeu pontos ao adversário nos próprios erros de saque.

Monteiro também apresentou dificuldades em ganhar pontos nos primeiros saques, enquanto Acosta teve bom aproveitamento nesse quesito.

No segundo set, a superioridade de Acosta permaneceu, com o argentino tendo 100% de aproveitamento nos games em que sacou, já que Monteiro não conseguia quebrar o saque do adversário. Durante dois games, Thiago ainda chegou a somar 30 pontos, mas depois viu o adversário argentino superá-lo. Quando começou a fazer um set mais equilibrado, o brasileiro precisou de atendimento médico na mão direita após uma queda.

Apesar de ter a mão enfaixada, Thiago não conseguiu se manter no embate e se retirou de quadra, cedendo a vitória ao adversário argentino no segundo set por 4 a 3. Com o abandono do cearense, Acosta faturou o título do torneio sul-americano após quase duas horas de embate.

Esta foi a 15ª final de Thiago Monteiro em torneios do porte. Ao todo, ele já venceu nove competições de nível challenger. Caso fosse campeão, o cearense teria somado 100 pontos e ficado próximo de sua meta atual de terminar 2023 no top 100 e, consequentemente, com vaga no Australian Open de 2024. O adversário argentino subiu para a 98ª colocação no ranking.

Com a lesão, Thiago Monteiro é dúvida para o Aberto da República, que ocorrerá entre os dias 20 e 26 de novembro em Brasília e tinha o cearense como uma das presenças confirmadas juntamente com o paulista Gustavo Heide.

+ Leia as Páginas Azuis do O POVO com o tenista Thiago Monteiro