NBB: Lances livres e bolas de três pesam em início ruim do Fortaleza BC

Equipe do técnico Flávio Espiga iniciou o Novo Basquete Brasil com duas derrotas e baixo aproveitamento em bolas de três e lances livres

17:10 | Out. 20, 2022

Por: Guilherme de Andrade
Carcalaion teve largada negativa no NBB (foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC)

O mau desempenho do Fortaleza Basquete Cearense nas duas primeiras rodadas do Novo Basquete Brasil são traduzidos em dados estatísticos. Nas derrotas para o Cerrado e Brasília, o baixo aproveitamento em arremessos de três pontos e lances livres da equipe de Flávio Espiga foram primordiais para o resultado negativo.

Na partida de estreia, contra o Cerrado, no Centro de Formação Olímpica (CFO), o Fortaleza BC acertou apenas três bolas de três pontos em 16 tentativas, o que equivale a um aproveitamento de apenas 19%. Nos lances livres, o desempenho também foi baixo. O time cearense concretizou 45% das oportunidades neste fundamento. Foram 13 acertos de 29 chutes tentados.

A título de comparação, o aproveitamento do Cerrado em bolas de três e lances livres na partida diante do Fortaleza BC, na última segunda-feira, 17, foi de 38% e 61%, respectivamente.

Contra o Brasília, na noite desta quarta-feira, 19, também na capital cearense, o desempenho nos dois fundamentos mencionados piorou. Nas bolas de três, o aproveitamento foi de apenas 16% (4 acertos em 25 tentativas), enquanto nos lances livres foi de 42% (14 acertos em 33 tentativas).

O Brasília, por sua vez, foi superior ao time de Flávio Espiga em ambos os quesitos. Nas bolas de três, a equipe do Distrito Federal teve aproveitamento de 25%. Já nos lances livres, os visitantes acertaram 61%.

Veja o desempenho geral do Fortaleza BC nas bolas de três e lances livres

  • Bolas de três: 7 acertos em 41 tentativas (17,07% de aproveitamento)
  • Lances livres: 27 acertos em 62 tentativas (43,5% de aproveitamento)