Uefa anuncia banimento do Manchester City de competições europeias por dois anos

Apesar da punição, Citizens ainda podem recorrer da decisão através da Corte Arbitral do Esporte (CAS)

16:39 | Fev. 14, 2020

Manchester City está banido de competições europeias por superfaturar cifras de jogadores (foto: AFP)

O Manchester City foi banido por dois anos da disputa de competições europeias pela Uefa, nesta sexta-feira, 14. A entidade máxima do futebol europeu divulgou um comunicado afirmando que o Organismo de Controle Financeiro (CFCB) tomou a decisão de banir o clube inglês. Além da suspensão, os Citizens foram multados em 30 milhões de euros (R$ 140 milhões. Apesar da decisão, o clube ainda pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A punição do Manchester City aconteceu em virtude do clube ser considerado culpado por ter inflacionado os valores de seus patrocínios, entre os anos de 2012 e 2016. A Uefa acabou tendo acesso as irregularidades depois que a revista alemã “Der Spiegel” vazou os documentos.

Após o anúncio da punição, o clube inglês afirmou que irá recorrer do processo e disse “estar decepcionado”.

Leia o comunicado divulgado pelo Manchester City:

O clube sempre salientou a necessidade de ser encontrado um órgão independente que pudesse considerar de forma imparcial as evidências irrefutáveis que dão razão ao Manchester City em seu posicionamento.

Em dezembro de 2018, o chefe de investigação da Uefa previu de maneira pública o resultado do julgamento e as sanções que ele queria aplicar sobre o Manchester City, antes mesmo que as investigações fossem iniciadas.

O processo seguinte, constantemente vazado e com diversas falhas, que ele supervisionou mostrou que havia poucas dúvidas no resultado final.

O clube reclamou formalmente com o Comitê Disciplinar da Uefa, em uma reclamação que foi referendada pela Corte Arbitral do Esporte.

De maneira simples, esse foi um caso iniciado pela Uefa, processado pela Uefa e julgado pela Uefa.

Agora, com o fim desse processo prejudicial, o clube irá buscar um julgamento imparcial o mais rápido possível e, por conta disso, irá buscar o início de um procedimento de recurso na Corte Arbitral do Esporte assim que possível.

Na Premier League, o Manchester City está na segunda posição, com 51 pontos, o que garantiria classificação para a próxima Liga dos Campeões. Porém, com a punição, abre a possibilidade do quinto colocado garantir participação na edição 2020/21 da principal competição europeia.

Veja vídeo: