Estação meteorológica auxiliará Allianz na manutenção do gramado

Uma estação meteorológica automática foi instalada nas dependências do Allianz Parque. De acordo com os responsáveis pela administração da arena do Palmeiras, a tecnologia auxiliará no processo de manutenção do gramado, utilizado também para shows e eventos ao longo da temporada. A estação fica no topo do prédio de mídia, que tem sua face voltada [?]

08:15 | Dez. 08, 2018

Uma estação meteorológica automática foi instalada nas dependências do Allianz Parque. De acordo com os responsáveis pela administração da arena do Palmeiras, a tecnologia auxiliará no processo de manutenção do gramado, utilizado também para shows e eventos ao longo da temporada.

A estação fica no topo do prédio de mídia, que tem sua face voltada à rua Palestra Itália. O projeto, similar a tecnologia utilizada pela Fórmula 1, fornecerá informações em tempo real sobre pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento.

?Um dos principais benefícios é a criação de um histórico meteorológico específico da região da arena. Os dados mostrarão o volume de chuva em determinada época do ano, os horários com mais umidade, entre outros dados que nos auxiliarão em diversas questões, como, por exemplo, a irrigação do campo?, disse Eduardo Rigotto, gerente geral do Allianz.

A estação também será útil para os shows e eventos corporativos. Com os dados, a equipe da arena espera ser mais assertiva na organização dos espetáculos, fornecendo, com antecedência, as informações climáticas ao público, além de alertas sobre possíveis impactos no trânsito.

A ideia é que os dados meteorológicos estejam disponíveis nos canais de comunicação da arena a partir do segundo semestre de 2019. Apesar de todo o maquinário já ter sido instalado, os técnicos atualmente trabalham na programação do sistema, que já começa a coletar os primeiros dados.

Às 11 horas (de Brasília) do próximo dia 13 de janeiro, o Allianz Parque recebe o jogo de despedida de Zé Roberto, que se aposentou no fim de 2017 e atua como assessor técnico do Palmeiras. A partida festiva marcará a primeira aparição do uniforme desenvolvido pela Puma na arena.

Gazeta Esportiva