Fortaleza tenta contratação do meia colombiano Yeison Guzmán, do Torpedo Moscow

A intenção do clube é acertar todos os detalhes com um meia até segunda-feira, e Guzmán é o primeiro da lista

10:49 | Ago. 01, 2025

Por: Rangel Diniz
Quando atuou pelo Atlético Nacional, o meia se tornou destaque e foi comprado pelo Tolima, antes de ir à Rússia (foto: Divulgação/Atlético Nacional)

Na busca por um meia-atacante no mercado da bola, o Fortaleza tem conversas avançadas pela contratação de Yeison Guzmán, camisa 10 colombiano do Torpedo Moscow, da Rússia, conforme apurou o Esportes O POVO. Inicialmente, o jogador estava sendo negociado com outro clube da América do Sul, contudo, o Torpedo sofreu uma punição de rebaixamento direto por manipulação de resultados, o que afetou o andamento das conversas.

Após isso, o Fortaleza realizou o contato e o atleta de 27 anos demonstrou interesse de jogar no Brasil. Conforme dito à reportagem, as conversas "caminham muito bem" e o acerto pode acontecer. Na temporada de 2025, Guzmán marcou cinco gols em 11 partidas disputadas. Antes do clube russo, esteve no Tolima, da Colômbia, onde atuou em 94 jogos, balançando as redes 28 vezes e contribuindo com 17 assistências.

O valor ainda é mantido em sigilo, mas a exclusão do Torpedo da elite do futebol russo pode viabilizar a negociação. Antes, a pedida do atleta era de três anos de contrato, que pode ter variado pelas condições recentes. Além de Torpedo e Tolima, o ofensivo atuou por Atlético Nacional e Envigado, ambos também na Colômbia. No currículo, tem uma Copa Colombiana e uma Liga de Apertura do país.

Além do meia, o Tricolor busca outros jogadores até segunda-feira, 4, pensando nas oitavas de final da Libertadores. A pedido do treinador Renato Paiva, o clube busca um goleiro, um zagueiro e um volante para reforçar o plantel.

Guzmán já chegou a ser anunciado por um time brasileiro. Em 2021, o Cruzeiro divulgou a contratação do meia, mas desistiu de se transferir para a Raposa. O atleta chegou até a gravar um vídeo dizendo ser “mais um louco pelo Cruzeiro” e afirmou: “nos veremos em breve”.

Com Afonso Ribeiro