Kuscevic vira pilar da defesa do Fortaleza e vive expectativa de ida à Copa América

Esse momento vivido no Pici acaba sendo especial para a carreira de Kuscevic. O atleta vive expectativa de ser chamado pelo Chile para a Copa América 2024, que será disputada nos Estados Unidos

01:00 | Mai. 19, 2024

Por: Victor Barros
Zagueiro Kuscevic em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Ainda faltam alguns ajustes, mas a defesa do Fortaleza vem mostrando uma certa evolução ao passar dos jogos. Isso muito passa pela presença - e o bom rendimento - de Benjamin Kuscevic. O zagueiro chileno, contratado no começo do ano por empréstimo, junto ao Coritiba-PR, logo ganhou a vaga de titular no time tricolor e, mais do que isso, a confiança da torcida e do treinador Juan Pablo Vojvoda.

Nas 16 vezes que esteve em campo, figurou no onze inicial em 15 delas, além de ter marcado um gol, contra o Fluminense-PI, pela primeira fase da Copa do Brasil, quando o Leão venceu por 3 a 0. O defensor se destaca, especialmente, pelo desempenho seguro na bola aérea, sendo esse, uma das suas principais valências. Tanto é que, no período que esteve ausente por um desconforto muscular na coxa esquerda, a equipe demonstrou uma clara deficiência neste quesito.

No empate por 1 a 1, contra o Boca Juniors-ARG, na última quarta-feira, 15, pela Copa Sul-Americana, Kuscevic teve números expressivos. Em La Bombonera, o jogador teve a dura missão de marcar o centroavante uruguaio, Edison Cavani. E cumpriu bem o papel. Apesar do camisa 10 dos Xeneizes ter balançado as redes em raro momento de desatenção do atleta leonino, no geral a partida do zagueiro foi segura.

Em mais de 90 minutos em campo, teve 10 cortes, um chute bloqueado, seis interceptações, dois desarmes e, o principal: nenhum drible sofrido. Junto com Kevin Andrade e Tomás Pochettino, foi quem teve a maior nota SofaScore - site de análise de desempenho - do confronto, com 7.4.

Esse momento vivido no Pici acaba sendo especial para a carreira de Kuscevic. O atleta vive expectativa de ser chamado pelo Chile para a Copa América 2024, que será disputada nos Estados Unidos, a partir do dia 20 de junho, até 14 de julho. Recentemente, o técnico de La Roja, Ricardo Gareca, divulgou uma pré-lista dos nomes que podem estar no torneios. Dentre eles, o futebolista tricolor se faz presente.

Caso figure entre os convocados, será desfalque do escrete vermelho-azul-e-branco no período, já que os campeonatos não irão parar enquanto a competição ocorre na região da América do Norte.

O futuro do camisa 13, porém, ainda não está resolvido. O Esportes O POVO apurou que, caso queira exercer o direito de comprar do defensor, o Fortaleza terá que desembolsar 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,7 milhões na cotação atual). O prazo para definir essa situação com o Coritiba é até o final da temporada. Até lá, a valorização pode aumentar. O Leão do Pici não se manifestou sobre o assunto, mas, a persistir às boas aparições, a tendência é de permanência.