Depois de quatro meses sem futebol, Fortaleza tem menor quadro de sócios-torcedores em mais de um ano

Pandemia do coronavírus gerou prejuízos financeiros aos clubes e no Tricolor a queda no número de sócios-torcedores foi significativa

21:54 | Ago. 02, 2020

Fortaleza perdeu quase dez mil sócios em seis meses, segundos dados do portal Leão Transparente (foto feita antes da pandemia do coronvaírus) (foto: Brenno Rebouças/O POVO)

Já faz três semanas que o futebol foi retomado no Estado do Ceará, mas a crise gerada pela pandemia do coronavírus ainda impacta diretamente os clubes alencarinos. Para o Fortaleza, uma das maiores consequências foi a queda brusca no número de sócios-torcedores. O Tricolor conta hoje com o menor quadro do programa em mais de um ano.

A queda é atestada pelo site Leão Transparente, mantido pelo conselho fiscal do clube. Os números, atualizados em 15 de julho, mostram que em janeiro deste ano, antes da pandemia, o Fortaleza tinha 32.718 sócios-torcedores, dentre adimplentes e inadimplentes. O ápice, que não aparece no gráfico, foi em fevereiro, quando o programa alcançou a marca de 35 mil associados. O número seguinte apresentado pelo portal é de junho de 2020, já com três meses de paralisação do futebol, quando houve queda para 31.365. No mês subsequente, em julho (em que a bola só voltou a rolar dia 13), o número de sócios-torcedores foi a 28.160, exatos 3.240 a menos que o mesmo período em 2019. 

O dado mais recente, porém, publicado no próprio portal do sócio-torcedor, mostra que o Fortaleza tem 26.239 associados. Uma queda de quase 10 mil no quadro em seis meses. O número é o mais baixo em mais de um ano, pois em maio de 2019 a marca dos 30 mil já havia sido alcançada. Um outro problema é a inadimplência, que chegou a 24% em julho, pelos dados divulgados no Leão Transparente.

Por meio da assessoria do clube, o Esportes O POVO fez outros questionamentos direcionados ao setor do programa de sócio-torcedor do clube, como o desempenho das promoções feitas durante a paralisação do futebol para estancar a perda e gerar novas adesões e o quanto a queda representa financeiramente, mas ainda não obteve retorno.