Fortaleza apresenta João Paulo, zagueiro goleador que terá cinco meses para conquistar vaga
O defensor de 22 anos marcou sete vezes em 16 jogos pelo Paulista de Jundiaí em 2019 e tem contrato até maio com o Leão
Sem muito pompa e sem nem mesmo um contrato por toda a temporada, o zagueiro João Paulo, de 22 anos, chegou ao Fortaleza e foi apresentado à imprensa, na tarde desta sexta-feira, 17, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú. O defensor vestiu a camisa do Paulista de Jundiaí na temporada de 2019 e em 16 jogos fez sete gols. Para o Leão, João chega com um contrato de experiência de cinco meses - período em que terá de se adaptar ao estilo de jogo de Rogério Ceni (diferente do restante da zaga que já vem no ritmo do técnico da temporada anterior).
“Claro que ainda estou me adaptando ao estilo de jogo do Rogério, a saída de bola, mas venho pra buscar posição, para brigar, para somar sempre”, projeta.
Como características principais, João Paulo ressalta justamente o jogo área, ofensivo e defensivo. “Minha bola aérea tanto ofensiva quanto defensiva é muito boa, dos sete gols fora cinco de cabeça. Ano passado, foi muito bom ofensiva e defensivamente, e eu consegui me destacar e eu consegui vim pro Fortaleza”. Ele cita ainda “marcação agressiva” e “bom passe” como trunfos pessoais.
Daniel de Paula Pessoa, diretor de Futebol, detalhou como foi a negociação para trazer o zagueiro que acumula passagens pelas categorias de base do Vasco da Gama e da Ponte Preta, passou pelo futebol português, defendendo o Boavista, e por último estava no Paulista de Jundiaí.
Na época do jogo contra o Santos, pela Série A, a gestão do Paulista de Jundiaí entrou em contato com o Fortaleza, convidando para assistirem à uma partida da fase classificatória do campeonato paulista. “Fizemos as anotações, a nossa pesquisa, a nossa análise de desempenho. E o João ficou no nosso radar. A gente acompanhou o desenrolar do ano, o João foi um dos destaques. No começo do ano, esse pessoal nos procurou, sabendo que procurávamos um zagueiro que jogava pela esquerda. E nos apresentou novamente o material do João”, relembra.
O perfil do zagueiro - “jogador canhoto, muito forte, que se impõe pela estrutura física, tem uma bola aérea tanto ofensiva quanto defensiva muito boa” - agradou e ele acabou contratado.