Fortaleza empata com o Bahia em Salvador no fechamento do 1° turno do Brasileirão

Leão do Pici saiu na frente, mas sofreu o empate logo na sequência. Na etapa final, o jogo esfriou bastante.

17:53 | Set. 15, 2019

No primeiro turno, tricolor saiu na frente, mas cedeu empate na sequência, em cobrança de pênalti. (foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Tudo igual no duelo entre tricolores nordestinos do Brasileirão. Com dois gols marcados no começo da partida, Fortaleza e Bahia empataram em 1 a 1, na tarde deste domingo, 15, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pela 19ª rodada da Série A. Com o resultado, o Leão do Pici fechou o 1° turno da Série A com 22 pontos, na 14ª posição, com quatro pontos de vantagem para a Zona de Rebaixamento.

Quem esperava um Bahia ditando o ritmo no início do jogo, se surpreendeu com o Fortaleza ofensivo, formatado com quatro atacantes. Sem Juninho, que desfalcou o time por força de contrato, o técnico Zé Ricardo optou por Osvaldo. A aposta não demorou a surtir efeito. Na primeira chegada perigosa do Leão, aos 10 minutos, Osvaldo deu passe na medida para Felipe Pires, que esperou a saída do goleiro para dar um toque por cima, abrindo o placar. Mal deu para comemorar. Três minutos depois, Artur Victor recebeu pelo lado direito da área, fez o corte e acabou derrubado por Carlinhos. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Gilberto bateu com estilo canto e empatou a partida.

O placar não deixou nenhuma das equipes satisfeitas, que seguiram buscando o ataque. Os donos da casa exploravam o lado direito da área e investiam em jogadas pelo alto, principalmente com Artur. Já o Fortaleza saia em bloco para o ataque e conseguia ser mais efetivo, chutando mais ao gol. Numa das boas chances, Romarinho arriscou chute forte da intermediária, obrigando Douglas a boa defesa. Apesar da iniciativa das duas equipes, o primeiro tempo terminou sem novos gols.

Na etapa final, o Bahia voltou bem melhor na partida, tomando a iniciativa do jogo e controlando a posse de bola no ataque. O Esquadrão, contudo, pecava no último passe e não conseguiu colocar muito perigo ao gol de Felipe Alves. O Fortaleza, por sua vez, tinha dificuldade para subir ao ataque. Depois de colocar Edinho para renovar o fôlego do ataque, Zé Ricardo promoveu também a estreia de Matheus Vargas, mas o panorama da partida pouco mudou nos últimos 20 minutos de jogo em Salvador. Fim de papo e um ponto para cada lado.

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana. Na abertura do returno do Brasileirão, o Fortaleza recebe o Palmeiras no domingo, dia 22, as 16h, na Arena Castelão. Já o Bahia encara o Corinthians fora de casa, no sábado que vem, em Itaquera.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1x1 Fortaleza

Data: 15 de setembro de 2019

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães-RJ

Assistentes: Michael Correia-RJ e Luiz Claudio Regazone-RJ

Cartões amarelos: Moisés (B) e Wellington Paulista (F).

Público: 38.997 pagantes (563 não pagantes). 

Renda: R$ 873.996,50

Gols: Felipe Pires aos 10 do 1°ºT (F) e Gilberto aos 14 do 1° T (B)

Bahia (4-3-3): Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Guerra (Arthur Caike) e Flávio; Artur Victor (Fernandão), Lucca (Élber) e Gilberto. Téc.: Roger Machado

Fortaleza (4-4-2): Felipe Alves; Tinga, Quintero, Jackson e Carlinhos; Felipe, Gabriel Dias, Felipe Pires (Edinho) e Romarinho (Matheus Alessandro); Osvaldo (Matheus Vargas) e Wellington Paulista. Téc.: Zé Ricardo.

VEJA TAMBÉM: Na Prancheta faz um balanço da campanha de Ceará e Fortaleza no 1º turno do Brasileirão:

 

OUÇA: Futcast analisa os pontos desperdiçados por Vozão e Leão na Série A:

 

 

Listen to "#72 - Os pontos desperdiçados mais lamentados por Ceará e Fortaleza em 18 rodadas" on Spreaker.