Ferroviário empata, ultrapassa Horizonte e se classifica para segunda fase da Série D
Para seguir sonhando com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o Ferrão terá que superar o ASA-AL na próxima fase
18:10 | Jul. 27, 2025
Com o encerramento da fase de grupos da Série D desta temporada, somente um cearense conseguiu seguir vivo na competição. Após empatar com o Central-PE por 0 a 0, no Estádio Presidente Vargas, o Ferroviário conquistou a 4ª posição no Grupo A3 e avançou para a segunda fase do certame.
Para seguir com o sonho do acesso à Terceirona, o Tubarão da Barra teve que deixar outra equipe cearense pelo caminho. Com a derrota por 2 a 0 para o América-RN, o Horizonte — que no início da rodada ocupava a 4ª colocação do Grupo A3 — viu o Ferroviário ultrapassá-lo e eliminá-lo da competição.
Para conquistar seu primeiro objetivo na Série D, o Ferroviário precisava pontuar e torcer por um tropeço do Galo do Tabuleiro, e com esse pesamento o Ferrão atuou contra o Patativa.
Para isso, os comandados de Marcelo Vilar — que assumiu o comando do Tubarão após a demissão de Tiago Zorro — seguiram o que foi a tônica da campanha do escrete da Barra do Ceará na Quarta Divisão e dominaram as ações no Estádio Presidente Vargas.
Contudo, mesmo com um volume de jogo altamente superior e com diversas oportunidades criadas, o escrete da Barra do Ceará pecou na concretização de suas oportunidades de gol e não conseguiu tirar o zero do placar.
Com o empate no PV, a classificação do Ferroviário foi condicionada ao resultado na Arena das Dunas. No estádio potiguar, o Horizonte precisava, somente, repetir o resultado conquistado pelo Ferrão para se classificar, o que não aconteceu.
Com gols de Giva, aos 13 minutos, e Herbert, aos 29 — ambos na etapa inicial —, o América-RN venceu o Horizonte, também na tarde deste domingo, 27, e encerrou a participação do Galo do Tabuleiro na Série D deste ano.
Após vencer os três últimos jogos da fase de grupos, os comandados de Adriano Albino chegaram almejando a sequência na competição, mas, durante os 90 minutos, foram amplamente dominados pelo Mecão.
Confronto nordestino
Se a campanha do Ferroviário teve altos e baixos durante a fase de grupos, o desempenho do seu adversário na segunda fase foi o total oposto. Para seguir sonhando com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o Ferrão terá que superar o ASA-AL.
Conforme o regulamento da competição, a equipe que se classificasse na 4ª posição do Grupo A3 da Série D iria encarar o 1º colocado do Grupo A4 do certame.
Com as nove vitórias e, somente, uma derrota sofrida nas 14 rodadas da primeira fase da Quarta Divisão, os comandados de Paul Foiani conquistaram 31 pontos — sendo essa a segunda melhor campanha entre todas as equipes da Fase de Grupos.
Por ter tido a melhor campanha na primeira fase, a equipe alagoana irá decidir sua sequência na competição em seus domínios. Com isso, o primeiro duelo acontecerá em Terras Alencarinas, porém, ainda sem data definida.