‘Rei da Malásia’: ex-Ceará e Fortaleza, Bérgson entra na mira do Sport

Ídolo e maior artilheiro da história do Johor FC, o atacante de 34 anos pode retornar ao futebol brasileiro após cinco temporadas na Ásia

18:04 | Jun. 26, 2025

Por: Mateus Moura
Atacante Bergson é o segundo brasileiro com mais gols no futebol mundial nas últimas três temporadas (foto: Divulgação/Johor FC)

Atuando no futebol da Malásia desde 2020, o atacante Bérgson, ex-Ceará e Fortaleza, pode estar retornando para o Brasil. Maior artilheiro da história do Johor FC, o Esportes O POVO apurou que o jogador de 34 anos está na mira do Sport, que busca reforços no mercado da bola com o intuito de tentar reverter a difícil situação que vive na Série A, onde é o lanterna, com apenas três pontos.

Bérgson está no Johor há cinco temporadas, desde que chegou ao país asiático, e é o principal jogador do time. Por lá, tem números expressivos: são 152 gols em 137 jogos disputados. O brasileiro se tornou o primeiro atleta da história do clube a ultrapassar a marca de 100 tentos. Não à toa, é tratado como ídolo pelos torcedores e apelidado de “Rei da Malásia”.

A passagem do atacante no futebol cearense começou em 2019, quando foi contratado pelo Ceará – à época, Bérgson defendia o Athletico-PR. No Alvinegro de Porangabuçu, naquele ano, disputou 22 jogos, marcou três gols e deu uma assistência. Na temporada seguinte, iniciou no Vovô, mas se transferiu para o Fortaleza meses depois.

No Leão do Pici, o período foi breve. Foram apenas 14 partidas com a camisa tricolor e três gols anotados. Sem tanto espaço no elenco, o atacante foi contratado pelo Johor, que pagou cerca de R$ 575 mil para tê-lo. Em 2021, o clube malaio resolveu exercer a opção de compra e desembolsou mais R$ 2,2 milhões ao Fortaleza.

Sport vive fase difícil no Brasileirão

Se fechar o negócio com o Sport, Bérgson chegará com uma missão difícil na Ilha do Retiro. A equipe pernambucana vive uma enorme crise na temporada e não conseguiu vencer uma partida sequer na Série A. No setor ofensivo, nomes como Pablo, ex-Athletico-PR e São Paulo, e o português Gonçalo Paciência não se firmaram.

Vale ressaltar que Bérgson tem contrato com o Johor FC até o final desta temporada.