Bom retrospecto como visitante é trunfo do Ferroviário para estreia na Série C

Em 10 partidas longe de casa, Tubarão da Barra saiu derrotado apenas uma vez na temporada 2021. Equipe coral visita Botafogo-PB na primeira rodada da competição nacional

19:27 | Mai. 26, 2021

Francisco Diá prepara Ferroviário para estrear com vitória no Campeonato Brasileiro da Série C (foto: FABIO LIMA)

O Ferroviário da temporada 2021 é conhecido por ser um visitante indigesto, dando muito trabalho para os adversários que jogam em casa. O Tubarão da Barra tem bom retrospecto atuando longe dos seus domínios, o que é comprovado pelos números: cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Os comandados de Francisco Diá querem fazer valer o aproveitamento fora de casa para estrear no Campeonato Brasileiro da Série C com o pé direito, diante do Botafogo-PB, no Almeidão, em João Pessoa.

O Ferrão disputou 10 jogos como visitante, sendo oito no Campeonato Cearense e duas na Copa do Brasil. A única derrota aconteceu contra o Pacajus, por 1 a 0, na primeira partida disputada pela equipe coral no Estadual - ainda na primeira fase. O duelo foi disputado em 17 de fevereiro, ou seja, já são mais de três meses sem deixar o campo adversário como derrotado.

As estatísticas em partidas longe de casa também são animadoras: 13 gols marcados e 6 sofridos. É fato que o desempenho ofensivo não chega a ser dos mais empolgantes, mas o retrospecto mostra que somente em duas partidas - 0 a 0 contra Fortaleza e 1 a 0 para o Pacajus -, o time coral não balançou as redes. No outro lado do campo, a defesa mostrou solidez e eficiência, uma vez que não foi vazada em cinco jogos.

O histórico recente do Ferroviário como visitante traz confiança para o elenco tentar começar o Brasileirão Série C com três pontos na conta, como aconteceu na estreia de 2020. O Tubarão encara o Botafogo-PB pelo terceiro ano seguido na primeira rodada da competição. No ano passado, a partida foi disputada na Arena Castelão. Já em 2019, o duelo ocorreu no Almeidão.

Na rodada de abertura do ano passado, o Ferrão venceu o Belo, por 2 a 0, com gols de Lucas Hulk e Wellington Rato. As equipes ficaram no 1 a 1, em 2019, com tentos marcados por Nando e Edson Cariús. Para começar bem neste ano, os comandados de Francisco Diá terão que manter a sequência positiva como visitante e a invencibilidade em estreias contra os paraibanos.

O Tubarão da Barra partiu para João Pessoa nesta quarta-feira, 26, em viagem de ônibus, com previsão de chegada às 20h30min. Passado o desgaste do percurso, a comissão técnica e os atletas darão continuidade aos treinamentos finais antes de encarar o Botafogo-PB, neste sábado, 29, às 17 horas. 

O Ferroviário disputa a Série C pelo terceiro ano consecutivo e busca conquistar o acesso à Série B de 2022. Nos anos anteriores, a equipe coral não conseguiu avançar à fase final. Na atual temporada, a expectativa é de escrever uma história diferente e terminar o ano com a vaga assegurada na segunda divisão nacional.