Livro que celebra o centenário do Clássico-Rei será lançado nesta quinta-feira

Obra, que reúne crônicas, curiosidades e estatísticas do duelo entre Ceará e Fortaleza, será lançada na Livraria Cultura, do Shopping RioMar

17:17 | Fev. 04, 2020

Ilustração da capa do livro (foto: Divulgação)

A rivalidade entre Ceará e Fortaleza vai sair dos gramados e ganhar o mundo das letras. Ainda em clima de comemoração pelos 100 anos do primeiro confronto entre os clubes, será lançado nesta quinta-feira, 6, às 20h30min, na Livraria Cultura, do shopping RioMar Fortaleza, o livro “Clássico-Rei Centenário: Crônicas do maior espetáculo do futebol”.

Curiosidades, fichas técnicas, histórias dos jogos inesquecíveis e craques que brilharam no maior clássico do futebol nordestino da atualidade compõem o repertório de atrativos da publicação, que conta com 160 páginas e é assinada pelo historiador Thiago Eloi e pelos pesquisadores Eugênio Fernandes Fonseca e Dorelland Ponte Lima.

O tricolor Dorelland – que pesquisa a história do Fortaleza há mais de 15 anos e tem obra publicada sobre o clube - assina os 50 textos que levam o Fortaleza à frente. “Quando nos debruçamos sobre os 100 anos de história é inevitável não nos depararmos com eventos pitorescos, insólitos, cômicos e dramáticos. Creio ser mais apropriado manter um certo suspense sobre esses momentos especiais do Clássico e deixar aos leitores descobrirem por si mesmos”, afirmou Dorelland.

Enquanto Thiago, historiador do Ceará Sporting Club, responde pelas 50 crônicas que destacam o Alvinegro. “Sempre tive o interesse em escrever algo sobre os maiores jogos do Estado e então ao longo da construção do Clássico-Rei Centenário, percebi que tudo era muito maior, inclusive a rivalidade entre eles, que hoje é a maior do Nordeste. Daí surgiu o nome do livro”, comentou.

Já Eugênio, um dos grandes nomes da pesquisa do futebol cearense, reuniu as súmulas de todos os confrontos realizados entre Vovô e Leão entre 1919 a 2019, com destaque para as escalações, gols, além de pequenas observações sobre os jogos. “Das inúmeras histórias contadas, uma delas foi a de uma partida ficar paralisada por vários minutos porque só tinha apenas uma bola em campo e a mesma furou. Então, o jogo teve que ser interrompido”, revelou Eugênio.

O evento de lançamento é aberto ao público. O livro “Clássico-Rei Centenário: Crônicas do maior espetáculo do futebol” estará a venda na ocasião pelo valor de R$ 100. Após o lançamento, a obra estará à venda na Livraria Cultura e nas lojas oficiais de Ceará e Fortaleza.

SERVIÇO
Lançamento do livro Clássico-Rei Centenário: Crônicas do maior espetáculo do futebol
Data: 06/02
Horário: 20h30
Local: Livraria Cultura Riomar Fortaleza (Rua Desembagador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)