Grupo B, do líder Ceará, tem mais do que o dobro de pontos do grupo do Fortaleza

Chave B, confirmando as expectativas de que seria a mais forte do certame, soma 62 pontos, enquanto lado A tem 29

18:18 | Mar. 04, 2019

Ceará lidera o Grupo B da Copa do Nordeste com 11 pontos (Foto: Júlio Caesar/O POVO)(foto: Júlio Caesar/O POVO)>

Trinta e três pontos separam os desempenhos das equipes do Grupo A e B da Copa do Nordeste. A chave B, confirmando as expectativas de que seria a mais forte do certame, soma 62 pontos, mais do que o dobro da B, com 29 pontos.

Faltando quatro jogos para o encerramento da 5ª rodada, o Ceará é líder do Grupo B com 11 pontos. O Fortaleza, 2º da chave A com cinco pontos, ainda pode retomar a liderança e aumentar a pontuação do chaveamento caso vença o Confiança, nesta quinta-feira, 7, no Castelão.

Com a mudança no regulamento para a edição de 2019, a Copa do Nordeste passou a ter apenas duas chaves com oito grupos. Na 1ª fase, os times de grupos diferentes se enfrentam. Entretanto, no mata-mata, os oito classificados (quatro de cada lado) encaram adversários de sua mesma chave. A final coloca frente à frente um clube de cada chaveamento.

Caso terminasse a 1ª fase terminasse agora, o Ceará, líder do B, enfrentaria o 4º colocado do seu próprio grupo, o ABC, nas quartas de final. Se avançasse, faria o duelo na semi contra o vencedor de Bahia, 2º, e CSA, 3º, da mesma chave.

Na projeção do A, o Fortaleza disputaria as quartas contra o 3º colocado, o Salgueiro. Caso passasse, o Leão iria encarar o vencedor do duelo entre Santa Cruz, o líder, e Vitória, 4º.

Ceará tem caminho mais complicado no mata-mata

Com esse tipo de regulamento, o Fortaleza e os demais integrantes do Grupo A, chave considerada mais frágil, têm um caminho mais difícil na 1ª fase, tendo em vista que os os confrontos com o lado B, que possui três equipes da Série A do Brasileirão: Ceará, Bahia e CSA.

Porém, na fase do mata-mata, o caminho de time do Grupo B pode ser considerado mais complicado para alcançar a final. O Ceará, dependendo de como ficará a classificação´de Bahia e CSA, pode encarar até dois adversários da elite do futebol nas quartas semifinais.

Sem rivais da Série A no mata-mata, exceto na grande final, o Fortaleza deve enfrentar rivais da Séries B, C e D.

 

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA DO NORDESTE

VEJA MAIS | FUTCAST #39 - RESENHA COM CHICO: CEARÁ, CLÁSSICO-REI, SELEÇÃO DA CORÉIA DO SUL E PRECONCEITO 

Listen to "#39 – Resenha com Chico: Ceará, Clássico-Rei, seleção da Coréia do Sul e preconceito" on Spreaker.