Sindicato consegue liminar que veta a limitação de idade para jogadores atuarem na Série C Cearense

16:57 | Set. 21, 2018

A 3ª Divisão do Campeonato Cearense nem começou e já causa polêmica nos batidores. Tudo por conta do Artigo 26 do Regulamento Geral das Competições 2018, que diz quea Série C Estadual será disputada apenas por atletas com até 23 anos, ou seja, nascidos em 1995, ou mais novos. Diante disso, o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece) entrou com um ação civil pública na Justiça do Trabalho para solicitar a exclusão desse item, argumentando haver discriminação aos atletas profissionais com idade superior a 23 anmos, privados de disputar o torneio, conforme as regras do Campeonato.

A partir da queixa, a Justiça decidiu conceder nesta sexta-feira, dia 21, liminar favorável ao pleito do sindicato. A decisão, assinada pelo juiz do Trabalho Substituto Jammyr Lins Maciel, resolveu deferir o pedido de tutela de urgência para determinar que a Federação Cearense de Futebol (FCF) que se "abstenha de determinar que a contratação dos atletas para a competição da série "C" de 2018 fique limitada aos atletas com menos de 23 anos de idade", sob pede de multa diária de R$ 10 mil.

A FCF ainda não se pronunciou diante da decisão. A Série C Cearense está marcada para começar no mês de outubro, tendo a sua 1ª rodada prevista para o dia 10 de outubro, com a participação de 9 clubes: Pacatuba, Nova Russas, Calouros do Ar, Crateús, Crato, Juazeiro, Tianguá e Verdes Mares. 

 

SINDICATO: O BOM SENSO PREVALECEU 

O presidente do Safece, Marcos Gaúcho, diz que o bom-senso prevaleceu. "Defendemos conforme a constituição Federal, que os atletas profissionais como trabalhadores que são, não podem ser discriminados no exercício de suas funções através de um artigo no regulamento, que limita idades para atletas participarem da terceira divisão do campeonato cearense de futebol de 2018", afirmou. 

 

"Esperamos que a FCF e os clubes,  cumpram a determinação da justiça e que não recorram para derrubar essa liminar, que permite que os atletas possam ser contratados de acordo com a oferta e a procura, sem qualquer tipo de limitação.

 Se recorrerem, estarão tentando colaborar com o alto índice de desemprego entre os jogadores de futebol no estado, criando um grave problema social para nossa categoria", completou. 

 

POSIÇÃO DA FEDERAÇÃO 

 

Procurada pelo Esportes O POVO, a Federação Cearense de Futebol se pronuniou, através do departamento jurídico, informando que ainda não foi notificada sobre nenhuma decisão jurídica à respeito da limitação de idade de atletas na Série C do Cearense. Disse ainda que, caso isso ocorra de maneira efetiva, irá tomar as medidas necesárias e recursais para que o respeito às regras sejam mantidos.