Vina atinge marca de 50 gols com a camisa do Ceará

Empatado na artilharia do Cearense junto de Matheus Araújo, o meia-atacante de 34 anos já tem quatro gols neste início de temporada

10:23 | Fev. 03, 2026

Por: Filipe Vasconcelos
Vina comemora gol de pênalti anotado com o Ceará contra o Horizonte (foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Com o gol anotado na goleada do Ceará por 4 a 0 diante do Horizonte, no último domingo, 1°, pela segunda fase do Campeonato Cearense, Vina alcançou a marca de 50 gols com a camisa alvinegra. Em grande fase neste início de temporada, o meia-atacante divide a artilharia do Manjadinho ao lado de Matheus Araújo, com quatro gols anotados.

Em sua primeira passagem, Vina defendeu o clube de Porangabuçu entre 2020 e 2023. Na estreia diante do Frei Paulistano, no Estádio Presidente Vargas, pela Copa do Nordeste, o curitibano de 34 anos marcou o seu primeiro tento. 

Pelo Vovô, ele conquistou a Copa do Nordeste e foi o principal destaque da equipe em boas campanhas na Série A. O camisa 29 viveu a melhor temporada da carreira em 2020, quando chegou a figurar na seleção do Brasileirão: foram ao todo, naquele ano, 59 partidas, 23 gols e 19 assistências. Agora em 2026, o meia busca voltar à primeira divisão com o clube alencarino após rebaixamento no ano anterior.

Com 189 jogos, e agora, 50 gols, Vina se torna o maior artilheiro do Ceará na década (2020-2029), e o quarto maior no século, atrás apenas de Sérgio Alves (141 gols), Magno Alves (103 gols) e Mota (89 gols). De acordo com o historiador do Vovô, Mauro Bastos, o tento diante do Galo do Tabuleiro fez com que o atleta se isolasse na 25ª colocação do ranking de principais artilheiros do Alvinegro na história.

Competições na qual Vina mais marcou

  • Série A- 24 gols
  • Copa do Nordeste- 9 gols
  • Copa do Brasil- 8 gols
  • Copa Sul-Americana- 4 gols
  • Campeonato Cearense- 5 gols

Clássico-Rei

Ceará e Fortaleza medirão forças neste domingo, 8, às 18 horas, no primeiro Clássico-Rei da temporada, que vale a primeira posição geral do Campeonato Cearense para a fase final de mata-mata.

O já classificado Ceará chega embalado por conta de seus resultados recentes. Em grande fase, o ataque alvinegro chega para o duelo diante do Fortaleza como o melhor da competição, com 16 marcados. O Leão, por sua vez, vem passando por reformulações no plantel e aposta suas forças em vitória no Clássico para dar mais tranquilidade ao trabalho do treinador Thiago Carpini e diminuir a pressão externa.