Atual reserva do Ceará, Fernando Prass é o quarto jogador com mais tempo em campo em 2020 no mundo

O goleiro perdeu a titularidade na meta alvinegra para Richard, que vem atuando nos últimos jogos

15:29 | Dez. 21, 2020

FORTALEZA, CE, BRASIL, 08.11.2020: Fernado Prass. Ceara x Sport, pelo Campeonato Brasileiro Serie A, 20º rodada, na Arena Castelão. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (foto: Aurelio Alves)

O Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) tornou público nesta segunda-feira, 21, levantamento dos atletas de futebol que mais tiveram minutos em campo no ano de 2020. O goleiro Fernando Prass, do Ceará, com 4620 minutos, foi o quarto jogador com maior minutagem em campo em todo o planeta.

Prass ficou atrás somente do zagueiro inglês do Manchester United-ING, Harry Maguire, líder no estudo com 4745 minutos, e dos goleiros Marcelo Lomba, do Internacional, com 4740, e Weverton, do Palmeiras, com 4728 minutos de atuação.

O tempo de jogo de Prass poderia ser ainda maior, porém ele vem sendo reserva há cinco jogos, quando Richard assumiu a titularidade diante do São Paulo e não saiu mais.

Dentre os jogadores de linha, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, do Vovô, é o quinto com mais tempo jogando, 4162 minutos ao todo.

A alta minutagem desses atletas é explicada pelo elevado número de jogos do Alvinegro de Porangabuçu na temporada. Em 2020, o elenco profissional do Ceará jogou 58 vezes, por quatro competições diferentes: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O Vovô foi finalista do estadual e do Nordestão (foi campeão), além de ter chegado às quartas-de-final da Copa do Brasil.