PUBLICIDADE
Ceará Sporting Club
NOTÍCIA

Copa do Nordeste: Guto Ferreira se torna primeiro técnico bicampeão na era moderna do torneio

Levando em conta todas as épocas do Nordestão, Guto é o segundo a conseguir o feito, juntamente com Arthurzinho

Gabriel Lopes
23:54 | 04/08/2020
Guto Ferreira assumiu o Ceará durante o hiato do futebol nacional em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Foto: MAX HAACK / AE)
Guto Ferreira assumiu o Ceará durante o hiato do futebol nacional em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Foto: MAX HAACK / AE)

Assim como o Ceará, o técnico Guto Ferreira é bicampeão da Copa do Nordeste. Após a confirmação do título regional nesta terça-feira, 4, diante do Bahia, Guto, carinhosamente chamado de "Gordiola", conquistou o Nordestão pela segunda vez na carreira. Além do triunfo de 2020, ele havia vencido em 2017, pelo Tricolor Baiano. Ele se tornou o primeiro treinador a conseguir dois títulos nordestinos na fase moderna do torneio, que acontece desde 2013.

Após o jogo, ele reconheceu os trabalhos anteriores e os colaboradores do Vovô. "Tenho que agradecer ao Argel, ao Enderson. É o trabalho de uma equipe, de uma direção que está por trás. Hoje eles estão colhendo o que eles colocaram no início como meta, e uma delas é o título da Copa do Nordeste", disse.

Guto assumiu o comando do Alvinegro durante a pandemia do novo coronavírus, em março, quando Enderson Moreira aceitou proposta do Cruzeiro e deixou o Vovô. O treinador inicialmente comandou remotamente os atletas, fazendo treinos táticos por meio de lives, sempre com auxílio da comissão técnica e diretoria. Somente no início de junho Guto pôde fazer treinamentos presenciais e sua estreia só aconteceu no dia 13 de julho, em vitória por 5 a 0 contra o Barbalha, pelo Campeonato Cearense.

Desde então, ele venceu sete jogos e perdeu um. Além do título da Copa do Nordeste, Guto classificou o Ceará à final do Campeonato Cearense, para enfrentar o Fortaleza, em data que ainda será definida.

Em 2017, Guto Ferreira estava do lado do Bahia, equipe derrotada pelo Ceará na decisão do Nordestão 2020. Em dois jogos, o Esquadrão empatou por 1 a 1 e venceu por 1 a 0 o Sport-PE.

Levando em consideração todas as épocas da Copa do Nordeste, somente Arthurzinho, em 2001 e 2002 pelo Bahia, foi bicampeão do torneio além de Guto.