Ceará precisa vencer e "secar" adversários para entrar no G4 do Nordestão: veja projeções

Confira os cenários que o Vovô precisa para entrar na zona de classificação para as quartas de final da competição regional

10:47 | Fev. 26, 2020

Ceará precisa fazer o dever de casa contra o Belo, mas não depende só de si para entrar na zona de classificação (foto: Divulgação/Ceará SC)

O sinal de alerta já foi ligado em Porangabuçu em relação à Copa do Nordeste. Com apenas mais quatro jogos até o fim da primeira fase, o Ceará só somou quatro pontos, não venceu um jogo e está na sétima colocação do Grupo B, fora da zona de classificação para as quartas de final. No entanto, a situação não é tão preocupante quanto parece, e o Alvinegro tem totais condições de reverter um cenário que seria desastroso neste início de temporada.

Nesta quarta-feira, 26, o Vovô enfrenta o Botafogo-PB pelo torneio regional, no Castelão, e precisa vencer para chegar aos sete pontos e ter chances de entrar no G4. Porém, o Ceará não depende só de si mesmo e terá que torcer por resultados adversos dos seus companheiros de chave. É importante lembrar que o número de vitórias é o primeiro critério de desempate do Nordestão, seguido do saldo de gols e do número de tentos a favor.

No momento, Vitória e Santa Cruz são os times que ainda jogam nesta rodada e devem ser observados. Com seis pontos, uma vitória e dois gols de saldo, o Leão enfrenta o CRB em casa, no Barradão, na quinta-feira, 27, às 20 horas. O resultado ideal seria uma derrota do time baiano, já que um empate obriga o Vovô a ganhar por pelo menos dois tentos de diferença para igualar o saldo e ultrapassar o Rubro-Negro no número de gols marcados.

Fora da zona de classificação, mas uma posição acima do Ceará e também com quatro pontos, o Santa encara o Freipaulistano-SE nesta quarta-feira, às 19h30min, na Arena Pernambuco. Se vencerem, os pernambucanos ainda continuam à frente por possuírem uma vitória a mais, mas um empate os deixaria com cinco pontos, podendo ser ultrapassados em caso de vitória do Alvinegro sobre o Botafogo-PB. A derrota para os sergipanos, claro, seria ainda melhor.

Apesar de correr riscos, o retrospecto recente pesa a favor do Vovô. Desde que a Copa do Nordeste foi restabelecida em 2013, nunca o time foi eliminado na fase de grupos. Porém, o técnico Enderson Moreira já alertou para a “necessidade de vitória” no jogo diante do Belo. Para continuar evoluindo a cada partida e afastar uma possibilidade de crise logo no início de temporada, o Ceará precisa do resultado nesta quarta-feira.

Primeiro cenário:

Santa Cruz: Empate OU Derrota

Vitória: Derrota

Ceará entra no G4 se vencer por qualquer placar

Segundo cenário:

Santa Cruz: Empate OU Derrota

Vitória: Empate

Ceará terá que vencer por dois gols de diferença para entrar no G4

Listen to "#89 - CEARÁ E FORTALEZA: QUAIS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESTE COMEÇO DE TEMPORADA?" on Spreaker.