Análise: Ceará precisa de duas vitórias para ter mais chances de permanecer na Série A

Segundo o comentarista da Rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, os 43 pontos são a pontuação mais provável para que o Vovô tenha mais tranquilidade na disputa

12:14 | Nov. 26, 2019

Alvinegro terá mais dois jogos em casa para alcançar o seu objetivo na competição (foto: Julio Caesar/O POVO)

Já faz um tempo que a situação do Ceará no Brasileirão não é tranquila. Com apenas um ponto sobre a primeira equipe da zona de rebaixamento, o Vovô soma 37 pontos e concorre diretamente com Fluminense, Cruzeiro e Botafogo na fuga da última vaga disponível no Z4. Porém, a situação pode ficar mais tranquila caso o Alvinegro conquiste mais duas vitórias e chegue aos 43 pontos, que é a projeção atual de permanência na primeira divisão.

Para o estatístico e comentarista da Rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, o ideal para o Ceará é que a pontuação seja alcançada com dois triunfos, e não com uma vitória e três empates, já que seria mais difícil o Vovô ser ultrapassado nos critérios de desempate caso consiga doze vitórias. Entre os concorrentes diretos, só o Botafogo prevaleceria no números de vitórias. Os demais possuem menos vitórias ou um pior saldo.

A pontuação de 43 pontos também dá ao Alvinegro algumas garantias na luta contra o rebaixamento, principalmente no que diz respeito aos outros times que brigam para não cair. Se a projeção atual for alcançada, Cruzeiro precisaria ganhar pelo menos mais oito pontos. Fluminense, Botafogo e Atlético-MG precisariam somar acima de cinco, três e dois pontos, respectivamente. Dos adversários, a Raposa é a que tem a tabela mais complicada: enfrenta CSA e Palmeiras (em casa) e Vasco e Grêmio (fora).

Alcançando a marca de 12 vitórias, Ceará chegaria a uma marca de 99% dos clubes que permaneceram na Série A. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado com 20 clubes, apenas dois times caíram com 12 vitórias. Em 2009, o Coritiba foi vítima de uma reação incrível do Fluminense e caiu com 45 pontos, tornando-se a única equipe rebaixada com essa pontuação. Em 2013, a Portuguesa também caiu, mas perdeu pontos no STJD por escalação irregular e acabou entrando no Z4.

Até o fim desta Série A, o Ceará terá duas boas oportunidades para somar suas duas vitórias e ficar mais tranquilo na tabela. O Vovô terá mais dois jogos no Castelão, contra Athletico-PR e Corinthians. São boas oportunidades para fazer o resultado contando com o apoio da torcida. O próximo desafio alvinegro, porém, é fora de casa, contra o campeão Flamengo na quarta, 27, às 21h30, no Maracanã. Um confronto dificílimo, mas onde qualquer soma de pontos pode ser valiosíssima nesta dura e acirrada luta contra o rebaixamento.