Sem Luiz Otávio, aproveitamento do Ceará cai na Série A

Atleta é um dos desfalques do Vovô na partida diante do Athletico-PR, em Curitiba

15:21 | Ago. 30, 2019

Luiz Otávio é a maior referência da defesa do Ceará nos últimos anos (foto: Mateus Dantas/O POVO.Doc)

Desde que chegou ao Ceará, em 2017, Luiz Otávio se destaca por sua regularidade, dificilmente estando de fora das partidas. Ao todo foram 129 jogos, com um aproveitamento de 54% para o Ceará com Luiz em campo. Por isso, nos poucos jogos que ele esteve ausente, o desempenho da equipe alvinegra caiu. Nas temporadas de 2018 e 2019 do Vovô de Porangabuçu na Série A, o zagueiro ficou ausente em apenas cinco partidas. O aproveitamento do time na primeira divisão nacional, que com ele é de 40,13%, cai para 33,33% sem ele.

É válido ressaltar que a ausência do jogador também teve impacto negativo na Copa do Nordeste deste ano, quando o Ceará perdeu por 2 a 0 para o Náutico na Arena Castelão e foi eliminado do torneio, ainda nas quartas-de-final.

As estatísticas do atleta explicam a falta que ele faz no time do Ceará. De acordo com estatísticas do Footstats, Luiz Otávio é o líder de interceptações pelo Ceará na Série A 2019, com 10, sendo o 8º do campeonato neste quesito. Ele também tem o maior número de rebatidas do Alvinegro, com 85, o 11º melhor número do torneio. Atrás de Fabinho e Ricardinho, Luiz Otávio é o terceiro jogador do Ceará com mais desarmes no Brasileirão, 30.

Além do zagueiro, o Ceará tem outros quatro desfalques para a partida diante do Athletico-PR, neste sábado, às 19 horas, na Arena da Baixada. Samuel Xavier, Ricardinho, Lima e Leandro Carvalho também não estão aptos fisicamente para o confronto, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.