Com confirmação da vaga na Sul-Americana, Ceará pode disputar até cinco competições em 2019

Preparação física e elenco forte podem colaborar para o bom desempenho do clube no ano que vem

10:59 | Nov. 28, 2018

NULL (foto: )

[FOTO1]

A possível confirmação da vaga na Copa Sul-Americana faz com que o Vovô participe de cinco competições no próximo ano, o que pode acarretar em um calendário apertado em certos períodos do ano. A uma rodada do encerramento da temporada, o Ceará enfrenta o Vasco da Gama e pode garantir a classificação até mesmo com um empate, caso Fluminense e Chapecoense não vençam. A partida contra o clube cruzmaltino na Arena Castelão acontece no próximo domingo, 2, às 16 horas.

Ainda que apenas o calendário da Copa do Nordeste tenha sido divulgado para o ano que vem, é possível prever que em alguns momentos a equipe cearense tenha quatro competições acontecendo simultaneamente. O início do ano deve ser mais tranquilo para o Vovô com a reformulação do modelo do Campeonato Cearense, que começará para Ceará e Fortaleza somente em fevereiro. As duas equipes fizeram um acordo com os outros clubes do Estado para ter um foco maior na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.

Fatores que podem pesar para o bom desempenho do Ceará na campanha são a preparação física dos jogadores e a precisão na construção do elenco pela diretoria. A necessidade de reforços durante o campeonato pode ser uma realidade, assim como já aconteceu com a equipe neste ano, mesmo tendo apenas uma competição a partir de junho.

Torneios internacionais

Ainda que tenha tido jogos com equipes estrangeiras apenas em confrontos amistosos, o Ceará é o único clube do Estado a participar de torneios internacionais. A Copa Conmebol de 1995 e a Copa Sul Americana de 2011 foram dois torneios em que a equipe foi eliminada na primeira fase que participou, por Corinthians e São Paulo respectivamente.