Ceará homenageará quatro grandes ídolos com bustos de bronze expostos na sede do clube
16:12 | Nov. 28, 2018
As peças contarão com uma base de granito, além de uma placa de bronze, com uma frase que caracteriza cada um dos craques. A placa de Dimas, por exemplo, destaca que ele é o "maior soldado alvinegro de todos os tempos". Já a de Gildo, maior goleador da história do clube, exalta o ex-atacante como "o maior artillheiro que este estado já possuiu". A de Alexandre, considerado o maior zagueiro da história do clube, o define como "eterno capitão do alvinegro". Já na placa de Mitotônio, primeiro grande ídolo da equipe e que morreu horas depois de atuar em uma partida pelo clube, em 1951, consta a definição "suor, dedicação e vida".
Os quatro bustos estão em fase final de confecção, sob os cuidados do artista plástico Vavá Azim. O busto de Gildo é o mesmo que já havia sido inaugurado pelo clube em 2011. Porém, precisou passar por reparos, para ficar no mesmo padrão dos outros três novos bustos. "As placas já estão sendo colocadas no jardim. O serviço de alvenaria das bases também está quase pronta. Nossa expectativa é de que até o dia 10 de dezembro os quarto bustos já estejam prontos e instalados na sede do clube", afirmou ao Esportes O POVO o diretor de Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará, Pedro Mapurunga, que está encabeçando o projeto.
A princípio, o clube não pensa em fazer uma inauguração oficial, em evento aberto ao público, mas informou que deve chamar familiares dos quatro ex-jogadores para prestigiaram as homenagens. Dos quatro ídolos eternizados, apenas Dimas está vivo.