Retrospectiva 2017: do título Estadual ao acesso, Ceará teve ano marcado por conquistas

Vovô foi Campeão Cearense e conseguiu o acesso à Série A, retornando à elite do futebol brasileiro para 2018.

06:00 | Dez. 26, 2017

NULL (foto: )

[FOTO1] De volta à elite do futebol brasileiro, o Ceará disputará tudo que tem de melhor no calendário futebolístico nacional em 2018. Do Campeonato Cearense à Série A do Campeonato Brasileiro, passando por Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Com receita recorde, a expectativa da massa Alvinegra é pela montagem de um grande time, que possa rememorar o passado coberto de glórias do time de Porangabuçu com grandes vitórias. Isso só será possível pelas conquistas obtidas em 2017.

O início de ano não foi tão bom e parecia ser o prenúncio de uma temporada que poderia ser, mais uma vez, frustrante. Ainda pagando pelos erros cometidos em 2016, que custaram a participação na Copa do Nordeste neste ano, o Ceará foi eliminado da Copa do Brasil na primeira fase para o modesto Boa Vista-RJ. Fato que culminou na demissão do técnico Gilmar Dal Pozzo ainda em fevereiro, após ser ameaçado e coagido por alguns torcedores, que exigiram sua saída. A participação inédita na Primeira Liga não vingou como esperado, e o clube ficou pelo caminho ainda na fase de grupos.

2017 só foi melhorar de fato em maio, quando o time conquistou o Campeonato Cearense, já sob o comando de Givanildo Oliveira, segundo treinador do time no ano. Só que o velho "Giva" não teve o mesmo sucesso na Série B do Brasileiro, sendo demitido após a 8ª rodada para a chegada de Marcelo Chamusca, o ponto de virada para o sucesso na temporada. [FOTO3]

O treinador pegou um elenco já montado e conseguiu garantir, com força do coletivo, a eficiência tática necessária para alavancar a campanha e levar o time ao sonhado acesso à Primeira Divisão. Foram 29 jogos, com 16 vitórias, sete empates e só seis derrotas. O 3º lugar conquistado foi a coroação de uma equipe regular e que premiou o seu torcedor depois de anos de aflição na Segundona.

As últimas temporadas haviam sido marcadas por bons inícios, mas de insucessos no final. Em algumas ocasiões, o time havia terminado o primeiro turno no G-4, mas perdeu fôlego e deixou o acesso escapar. Com Chamusca foi o contrário e o time cresceu no momento mais decisivo, terminando o certame com a 2ª melhor campanha na história (só atrás da de 2009).

Ano que vem os desafios serão ainda maiores. Com calendário completo, contando com Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro, o planejamento exige maior capricho e dá menor margem para erros.

Ter conseguido renovar com Chamusca e manter a base do time titular de 2017 foi um acerto da atual gestão, que segue investindo ainda na modernização da infraestrutura do Alvinegro e na montagem do elenco para fazer o time brigar de igual para igual com os gigantes do Brasil. Qualificação necessária para estar à altura dos desafios que virão. Se 2017 acabou como um ano bom para os Alvinegros, 2018 promete ainda mais.

 

NÚMEROS DO CEARÁ EM 2017

TOTAL
64 jogos
33 vitórias
18 empates
13 derrotas
78 gols marcados
46 gols sofridos
60,9% de aproveitamento

CAMPEONATO CEARENSE
16 jogos
12 vitórias
3 empates
1 derrota
25 gols marcados
18 gols sofridos
81,3% de aproveitamento

PRIMEIRA LIGA
3 jogos
0 vitórias
3 empates
0 derrotas
1  gol marcado
1 gol sofrido
33,3% de aproveitamento

COPA DO BRASIL
1 jogo
0 vitórias
0 empates
1 derrota
0 gols marcados
1 gol sofrido
0% de aproveitamento

SÉRIE B
38 jogos
19 vitórias
10 empates
9 derrotas
46 gols marcados
32 gols sofridos
58,8% de aproveitamento

TAÇA FARES LOPES
6 jogos
2 vitórias
2 empates
2 derrotas
6 gols marcados
5 gols sofridos
44,4% de aproveitamento