Copa do Nordeste terá mudança no regulamento em 2020

Ceará e Fortaleza estreiam na competição no fim de janeiro, contra Vitória e Frei Paulistano-SE

09:53 | Nov. 25, 2019

Antes de ser mandada pra CBF, proposta precisa ser analisada pelos clubes (foto: Divulgação)

O modelo de disputa da Copa do Nordeste sofreu uma pequena alteração na edição de 2020. Esportes O POVO teve acesso ao regulamento, que agora permite que equipes de grupos diferentes possam se enfrentar nas semifinais, abrindo caminho para que os clássicos regionais sejam disputados já nessa fase. Antes, apenas times do mesmo grupo poderiam se enfrentar nos mata-matas antes da decisão. A CBF ainda tem mais 15 dias para fazer qualquer mudança nas regras da competição, conforme o Estatuto do Torcedor.

Essa é a única mudança nas regras do Nordestão. As quartas de final continuarão sendo disputadas da mesma maneira, com o seguinte chaveamento: 1º A x 4ºA, 2º A x 3º A, 1º B x 4º B, 2º B x 3º B. Tanto as semis quanto as quartas são em jogo único. Na final, haverá jogos de ida e volta. Caso haja empate em saldo de gols em qualquer um dos confrontos, a decisão vai para os pênaltis.

Na primeira fase, os oito times do Grupo A enfrentam os oito do Grupo B em jogos de ida. A fórmula permite que os clássicos regionais aconteçam já no começo da competição. O argumento é de que isso aumenta a atratividade da Copa do Nordeste, que começou a ser disputada neste formato na temporada atual.

A mudança já tinha sido antecipada pelo perfil oficial da Copa do Nordeste no Twitter. Na ocasião, a reportagem procurou os presidentes de Ceará e Fortaleza, mas nenhuma havia sido informado sobre a alteração. O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, também manifestou desconhecimento.

Atual campeão, o Fortaleza está no Grupo A da Copa do Nordeste, ao lado de ABC-RN, Bahia, Botafogo-PB, CRB-AL, Frei Paulistano-SE, River-PI, Sport-PE. Já o Ceará está no Grupo B, com América-RN, Confiança-SE, CSA-AL, Imperatriz-MA, Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Vitória-BA. O primeiro Clássico-Rei do Nordestão está marcado para o dia 1º de fevereiro.