Ceará goleia o Horizonte no PV e é o 1° time garantido nas semifinais do Cearense

Sem grandes dificuldades, gols do Vovô foram marcados por Matheus Araújo, Pedro Henrique, Juan Alano e Vina

20:07 | Fev. 01, 2026

Por: Iara Costa
Ceará se garantiu nas semifinais do Campeonato Cearense após goleada diante do Horizonte. (foto: Gabriel Silva/Ceará SC)

O Ceará conquistou sem grandes dificuldades a classificação para as semifinais do Campeonato Cearense. A equipe garantiu a vaga decisiva neste domingo, 1°, ao golear mais uma vez no torneio, dessa vez diante do Horizonte por 4 a 0, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela segunda rodada da segunda fase do Estadual. Os gols foram marcados por Matheus Araújo, Pedro Henrique, Alano e Vina, de pênalti.

Com o triunfo, o Vovô também sustenta a liderança do Grupo D da segunda fase, com seis pontos somados em dois jogos, com duas vitórias, nove gols marcados e somente um tomado. Em todo o torneio, o time soma cinco vitórias e um empate, com 16 gols marcados e três vazados.

Na próxima rodada, a equipe voltará a campo para fechar esse momento do Campeonato Cearense com seu primeiro grande teste do ano, quando enfrenta o Fortaleza no primeiro Clássico-Rei no domingo, 8, a partir das 18 horas na Arena Castelão, em Fortaleza.

Ceará x Horizonte: como foi o jogo

Desde o início, o Ceará teve pouca dificuldade em demonstrar o favoritismo da partida. Com amplo domínio das ações do jogo, o Vovô pressionou bem o Horizonte e logo chegou ao primeiro gol com Matheus Araújo, aos nove minutos.

Após o tento marcado, o enredo do jogo pouco mudou. Isso porque, do outro lado do campo, o Horizonte não parecia ter forças para reagir ou demonstrar mais do que uma ideia de se defender do Vovô. O mais perto que a equipe chegou de assustar foi quando, aos 14 minutos, Palominha chegou com chances ao gol de Bruno Ferreira, mas o goleiro saiu bem da meta.

Deste modo, restou ao Vovô seguir mandando no jogo, com o domínio de quem buscava uma goleada e ela veio na segunda etapa. Logo no início, aos 4 minutos, Pedro Henrique recebeu uma boa assistência de Vina. O Horizonte, no mesmo embate burocrático da primeira etapa, foi demonstrando cansaço e as tentativas de contra-ataque só diminuíram conforme os minutos foram passando. O Ceará, em um jogo oposto, foi crescendo e se renovando na partida com alterações principalmente no campo ofensivo.

Numa dessas renovações, com entrada do camisa 10 Juan Alano na vaga de Pedro Henrique, saiu o terceiro gol. Aos 23 minutos, em uma boa chegada pela direita, o atleta bateu cruzado com uma força que foi o suficiente para estufar a rede adversária.

Apesar a boa vantagem e da vitória garantida pela postura passiva do Horizonte, o Vovô não desistiu do jogo, com os atletas que entraram no segundo tempo tentando demonstrar mais serviço e diminuir os quase inexistentes espaços que o Horizonte tinha. Aos 44 minutos, com um pênalti marcado com ajuda do VAR por Vina, a equipe conseguiu fechar o marcador com a segunda goleada na fase de grupos, consolidando um pouco mais do futebol apresentado, especialmente se comparado com os ajustes possíveis de serem feitos na primeira fase do Estadual.

Ficha técnica

Ceará

4-3-3: Bruno Ferreira; Rafael Ramos, Pedro Gilmar (Júlio César), Éder e Fernando (Eric Melo); Zanocelo, Lucas Lima e Vina; Pedro Henrique (Juan Alano), Lucca (Fernandinho) e Matheus Araújo (Matheusinho). Téc: Mozart.

Horizonte

4-3-3: Frank; Daelson, Tiago Bettim, Rafael Augusto e Cavalini (Athyrson); Caio Pedro, Ramos (Leozinho Ribeiro), Lauro (Calbergue); Palominha (Alex Cícero), Betinho e Willian Anicete (Ítalo Dudé). Téc: Adriano Albino.

Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Joanilson Scarcella
Assistentes: Nailton Oliveira e Zaqueu Linhares
Gols: Matheus Araújo (9/1°T), Pedro Henrique (4/2°T), Alano (23/2°T) e Vina (44/2°T)
Cartões amarelos: Richard (CEA); Ramos, Daelson (HOR)
Público e Renda: 5.667 presentes e R$ 42.573,00