Ferroviário vence Quixadá de virada e avança para segunda fase do Cearense
Tubarão da Barra enfrentou Canarinho do Sertão no estádio Abilhão, que contou com a presença de torcida
22:31 | Jan. 22, 2026
Os destinos de Ferroviário e Quixadá foram traçados para as próximas fases do Campeonato Cearense. Com uma vitória por 2 a 1 de virada no estádio Abilhão, em Quixadá, o Ferroviário avançou para a segunda fase do Estadual, onde se junta com Fortaleza, Ceará, Horizonte, Floresta e Iguatu. O Canarinho do Sertão, com o revés, vai para a disputa da Quadrangular da Permanência.
O avanço do Tubarão da Barra para buscar o título — e não para fugir do rebaixamento — vem acompanho da classificação para a Série D e só foi possível graças aos gols marcados por Jefinho e Mena, com um tento em cada tempo de jogo. No começo do embate, Gleryston marcou para o time da casa, mas o marcado não foi para garantir a equipe do interior fora da luta contra o descenso da competição.
Quixadá x Ferroviário: como foi o jogo
Em casa, o Quixadá pôde contar com o apoio do seu torcedor e, pelo andamento inicial da partida, ficou claro que as arquibancadas se fizeram como 12° jogador. Criando mais pressão que o grupo coral, logo o Quixadá conseguiu se ajustar a ponto de conseguir balançar as redes — mesmo que o tento tenha sido marcado de pênalti, aos 11 minutos, com Gleryston após falta imprudente de Felipe Sales dentro da grande área.
Com a vantagem inicial, o Canarinho do Sertão se animou ainda mais para a partida, mas o Ferroviário não oscilou em fazer grandes defesas. Destino ou não, o time da capital ainda contou com um gol feito perdido por Rodrigo Canindé aos 16 minutos para o Quixadá, o que viria a fazer falta alguns minutos depois.
Isso porque, aos 39 minutos, o Ferroviário teve sua primeira grande chegada e chegou a marcar um gol, mas o empate foi anulado por pênalti na jogada. Aos 41 minutos, com a oportunidade da penalidade máxima, o camisa 9 Jefinho não hesitou em marcar, revivendo o Tubarão na luta entre a segunda fase e a quadrangular do rebaixamento.
No segundo tempo, o Quixadá até tentou se animar para o embate — e até teve posse de bola para isso —, mas o nervosismo passou a aparecer especialmente nos lances finais e finalizações e contagiou até as arquibancadas, de modo que o time não conseguiu balançar mais as redes. Nesse enredo, quem levou a melhor foi o Ferroviário.
Ousado e sabendo que precisava fazer um gol para se garantir sem qualquer sufoco, o time de Nuno Pereira foi aos poucos ganhando espaço ofensivo e aproveitando cada brecha que tinha. Foi numa dessas brechas, aos 16 minutos, Mena balançou as redes após um chute potente na entrada da grande área.
Nos 30 minutos finais, a partida se mostrou mais balanceada. O Quixadá lutou e pressionou, rondando a grande área coral, mas nenhuma pressão criada foi o suficiente para se livrar da quadrangular. O Tubarão, por outro lado, apenas se limitou a controlar o resultado, com algumas chegadas providenciais ao ataque que foram paradas pelo goleiro Josué. Apesar do placar travado, o time fortalezense fez o necessário para alcançar o que almejada como primeira meta do Estadual.
Ficha técnica
Quixadá
4-3-3: Josué; Lê Santos (Rafa Silva), Léo Ceará, Samuel, Dim; Dudu (Juninho Quixadá), Paulista (Arquias Gabriel), Rodrigo Canindé (Kaun); Lucão (Davi Brito), Conrado e Gleryston. Téc: Juranilson.
Ferroviário
4-3-3: Sivaldo; Jeffão, Léo Paraíso, Iago, Pedrinho; Lucas Black, Luan (João Neto), Thalisson; Yair Mena (Paulo Ricardo), Felipe Sales, Jefinho (Camilo). Téc: Nuno Pereira
Local: Estádio Abilhão, em Quixadá (CE)
Data: 22/01/2026
Horário: 20h30min
Árbitro: José Denis Garcês Lima
Assistentes: Jailson Albano da Silva e Antônio Wellington Furtado
Gols: Gleryston (11/1°T), Jefinho (41/1°T), Mena (16/2°T).
Cartões amarelos: Paulista, Léo Ceará (QUI); Pedrinho, Yair Mena, Iago, Lucas Black, Luan (FER).