Ex-Ceará e seleção, fisiologista cria treinamento para atletas amadores de futebol
Lucas Oaks criou um programa de treinamentos voltado aos peladeiros que desejam jogar futebol sem se preocupar com lesões. O profissional já trabalhou no Ceará, Cruzeiro, além da seleção brasileira sub-17, e atualmente está no Ferroviário
15:03 | Set. 27, 2022
Amante de uma boa partida de futebol com os amigos, o fisiologista Lucas Oaks criou o programa “Peladeiros de Aço”. Trata-se de uma mentoria online que reúne uma série de treinos para atletas amadores que sonham em jogar sem se preocupar com lesões ou pretendem se recuperar de problemas físicos.
Com passagens por Ceará, Cruzeiro e seleção brasileira sub-17 e, atualmente, no Ferroviário, ele desenvolveu um treinamento com técnicas do esporte profissional voltado aos peladeiros.
"Como todo brasileiro eu tentei jogar profissionalmente, mas acabei ficando no ramo acadêmico. Porém, não abro mão de bater minhas peladas. Assim sempre acompanhava a quantidade de peladeiros que se lesionava e ficava sem poder jogar, e quando voltava sempre tinha limitações. Então fiz um piloto com alguns amigos peladeiros e, após ingressar em mentorias para aprender como funciona esse mercado, decidi entrar de vez para ajudar os peladeiros a não se machucarem e retornarem aos jogos”, conta.
Como funciona
Lucas explica que o programa de treinos funciona especificamente para o futebol. Ele ressalta que é o único que possibilita aos atletas amadores os mesmos treinos de jogadores profissionais. "Tudo que a gente estuda e aplica no futebol profissional em relação a treinos de prevenção, treinos de transição e treinos de performance, o peladeiro tem acesso. É o único programa na internet que possibilita ao peladeiro poder fazer os mesmos treinos que os atletas profissionais realizam", reforça.
Quando adquire o produto, o cliente precisa preencher um questionário detalhado. De posse das informações, Lucas Oaks monta os treinos específicos para cada pessoa. Em até 48 horas, o usuário do serviço recebe os treinamentos.
Os programas são voltados para todos que jogam futebol, sejam aqueles que querem prevenir os riscos de lesões ou os que já convivem com um ciclo de dores e contusões. O objetivo é devolver, assim, a oportunidade e o prazer de jogar futebol.
Leia mais
Lucas revela que um dos segredos do programa é que não existe diferença no que diz respeito à parte técnica e metodológica para o treinamento desenvolvido com atletas profissionais.
"A mesma forma de pensar treinamento, de prescrever os exercícios para prevenção/tratamento de cada lesão comum ao futebol, que pensamos para o atleta profissional, eu adaptei e ajustei para o atleta amador o peladeiro. É claro que a intensidade muda, o atleta profissional tem anos de treinos, tem mais força, maior taxa de produção de força que um atleta amador, mas a metodologia é a mesma", frisa.
O fisiologista destaca que, caso a pessoa tenha a possibilidade de treinar em uma academia, os resultados são mais rápidos. No entanto, o programa de treinos pode ser seguido em qualquer ambiente. "Tem aquele aluno que por algum motivo não treina em academia e prefere treinar em casa. Eu analiso o questionário dele e monto os treinos para a estrutura que ele tiver disponível e claro, se necessário, adaptamos objetos que ele tem em casa para fazermos os "pesos e anilhas" que precisaremos. Tenho alunos que trabalham viajando e treinam perfeitamente em um quarto de hotel", diz.
Lucas conta que atualmente tem mais de 600 alunos ativos na consultoria e, em pouco mais de um ano de projeto, mais de 1000 pessoas adquiriram o treinamento. Ele relata que diariamente recebe feedbacks de alunos que voltaram a jogar sem sentir dores ou que recuperaram a intensidade.
Confira a trajetória de Lucas Oaks no esporte
Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Lucas Oaks iniciou a carreira no futebol como estagiário no Cruzeiro, em 2007. O mineiro era bolsista de iniciação científica pela UFMG quando teve a oportunidade de iniciar como estagiário do setor de Fisiologia do Exercício no clube.
Em 2009, recebeu a oportunidade à convite do treinador PC Gusmão de assumir o departamento de fisiologia do Atlético Goianiense. Logo depois recebeu a missão de montar, implementar e estruturar o departamento de fisiologia do Ceará Sporting Club, onde permaneceu até dezembro de 2016.
Nesse período, acumulou convocações para a seleção brasileira sub-17 disputando o mundial da categoria em 2015. Em 2018, foi trabalhar no Henan Jianye, time da primeira divisão da China. De volta ao Brasil, assumiu o departamento de fisiologia do Ferroviário, onde está atualmente.
Serviço
Os interessados em adquirir o programa “Peladeiros de Aço” podem entrar em contato com Lucas Oaks através de seu perfil no instagram: @lucasoaks.