Equilíbrio na Série A: 12 times estão separados por apenas três pontos

Após a 11ª rodada, o Coritiba, 7º colocado, soma 15 pontos e o Cuiabá, 18º, tem 12. A distância é a mesma entre Athletico-PR (6º) e Goiás (14º)

11:03 | Jun. 14, 2022

Por: Juliete Costa
Furacão levou a melhor no primeiro turno quando bateu o Vovô pelo placar de 1 a 0 (foto: Felipe Santos/CearaSC)

O Campeonato Brasileiro é considerado um dos torneios nacionais mais equilibrados do mundo. Na era dos pontos corridos com 20 clubes, a partir de 2006, sete clubes diferentes já foram campeões: Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo. Na atual edição, os times vêm mostrando similaridade em relação aos pontos conquistados.

A pontuação reflete uma realidade do início deste Brasileiro em que nenhum time apresentou grande destaque ou se distanciou dos demais. O Palmeiras é o que obteve o melhor rendimento, mas com pequena margem, um ponto à frente do Corinthians, que é o segundo colocado.

A menor diferença na competição encontra-se na parte intermediária da tabela até a zona de rebaixamento. Após o término da 11ª rodada, apenas três pontos separam o 7º colocado, Coritiba, com 15, e o 18º, Cuiabá, já no Z-4, com 12. A distância também é a mesma entre o Athletico-PR (6º), com 17, e o Goiás, com 14, na 14ª posição.

No topo da tabela de classificação, o campeonato também segue disputado. O time comandado por Abel Ferreira assumiu a liderança na oitava rodada e permanece na primeira posição com 22 pontos. Na vice-liderança, está o Corinthians com 21. Fechando o G-4, aparecem São Paulo (3º) e Internacional (4º), ambos com 18 pontos.

As provas do equilíbrio não param por aí. A distância entre o Verdão e o Botafogo, que abre a zona de rebaixamento, é de apenas 10 pontos. Bastam três tropeços do líder e três vitórias e ambos poderão estar, teoricamente, disputando posição na parte de cima da tabela. O Flamengo, primeiro time fora do Z-4, tem os mesmos 12 pontos da equipe carioca, ficando à frente nos critérios de desempate.

Fator importante na disputa por posições nesta temporada da competição é o saldo de gols. Com distâncias que representam um triunfo e um revés, os tentos anotados e sofridos podem ser decisivos na colocação dos times. À exceção do Palmeiras, que abriu seis de vantagem para o segundo colocado, os outros seguem próximos. Do Timão, segundo colocado, até o Fortaleza, lanterna, a diferença é de 10 gols de saldo.

Embolados e com pouca ou nenhuma vantagem sobre os adversários, a edição de 2022 segue aberta, ao menos por enquanto e matematicamente. Pelo histórico, uma equipe precisa ter uma distância de no máximo de seis pontos até a liderança para se manter na luta pela taça. Nesta situação, teoricamente, haveria possibilidades de reação até o Goiás, que ocupa a 14º posição.

No entanto, é óbvio que há favoritos ao título como é o caso de Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo pelos elencos que têm. Quanto aos demais objetivos como a classificação para Libertadores e Sul-Americana, além da briga para escapar da Série B, ainda há muitos pontos a serem perdidos e somados até o fim do campeonato.