Por Copa do Mundo, Conmebol antecipa final da Libertadores de 2022 para outubro

Com torneio no Catar previsto para novembro e dezembro do próximo ano, entidade sul-americana ajusta calendário e muda data da decisão do principal torneio continental

15:15 | Ago. 17, 2021

Taças da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana 2021 na sede da Conmebol, no Paraguai (foto: Staff images /CONMEBOL)

A Conmebol divulgou o calendário de suas competições para 2022. As finais da Sul-Americana e da Libertadores, que normalmente ocorrem em novembro, foram antecipadas para outubro por conta da Copa do Mundo no Catar, que ocorre entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

A decisão da Sul-Americana de 2022 irá acontecer em solo brasileiro, no estádio Mané Garrincha, no dia 1º. Já a final da Libertadores de está marcada para o dia 29, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

As finais da Recopa não precisaram sofrer alteração por causa do Mundial, então serão realizadas nos dias 23 de fevereiro (jogo de ida) e 2 de março (jogo de volta).

As partidas eliminatórias que antecedem a fase de grupos das principais competições da Conmebol começam em 9 de fevereiro e terminam em 16 de março. O sorteio dos grupos será no dia 23 de março, com início em 6 de abril e fim em 25 de maio. Já a definição dos confrontos de mata-mata será no dia 1º de julho, com os primeiros jogos sendo realizados no dia 29 do mesmo mês.