Brasileiro de Aspirantes começa nesta quinta-feira; Ceará e Fortaleza estão na disputa
O Vovô vai defender o título, enquanto o Leão buscará surpreender em sua segunda participação na competição.
20:57 | Jun. 09, 2021
A quinta edição do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, disputado em sua maioria por jogadores Sub-23, começa nesta quinta-feira, 10, com 16 participantes, dentre eles, Ceará e Fortaleza. O Vovô, inclusive, vai tentar o bicampeonato, enquanto o Tricolor buscará surpreender em sua segunda participação na competição.
O Ceará vai estrear mais cedo. O Alvinegro recebe a equipe do Red Bull Bragantino na Cidade Vozão, em Itaitinga, a partir das 15 horas. Daniel Azambuja, que conduziu o time ao título de 2020, segue como treinador. Esse mesmo duelo aconteceu na primeira fase da última edição da competição e, em casa, o Vovô levou a melhor, vencendo por 3 a 1.
Já o Tricolor entra em campo às 17 horas, para enfrentar o Cuiabá, no estádio Dito Souza, em Várzea Grande, no Mato Grosso. O Leão é comandado por Léo Porto, auxiliar permanente da comissão técnica do time principal. Por conta disso, a equipe Sub-23 do Fortaleza é totalmente integrada aos trabalhos do elenco profissional. Jogadores como o goleiro Kennedy, o zagueiro João Paulo, o lateral Victor Ricardo e o atacante Coutinho, que já atuaram no “time de cima”, por exemplo, integram o grupo de Aspirantes.
As duas partidas serão transmitidas gratuitamente pela CBF TV, na plataforma de streaming Eleven.
Regulamento
A primeira fase do Brasileiro de Aspirantes é dividida em dois grupos com oito times, cada. Times do Grupo A enfrentam times do Grupo B, em turno único. Ao fim de oito rodadas, os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase.
O Grupo A é formado por Ceará, Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Grêmio, Juventude e Ponte Preta. No Grupo B estão Avaí, Bahia, Coritiba, CRB, Fluminense, Fortaleza, Red Bull e Santos.
O sistema de disputa da competição garante um Clássico-Rei na primeira fase, marcado para o dia 5 de agosto, na última rodada.
Na segunda fase, dois grupos são formados novamente. Líder e vice-líder de uma chave se juntam ao terceiro e quarto colocado da outra. Jogos de ida e volta dentro dos dois grupos são realizados e os dois primeiros de cada seguem para semifinal e final, em duas partidas.