FutForum debate em painel sobre a importância dos executivos de futebol; veja os nomes confirmados

No dia 3 de dezembro, nova data do evento, os dirigentes Felipe Albuquerque, diretor executivo de Futebol do Paysandu, e Fernando Leite, ex-diretor executivo do Cuiabá, clube que lidera a Série B

16:11 | Out. 15, 2020

Fernando Leite e Felipe Albuquerque são confirmados em painél do FutForum 2020 (foto: DIVULGAÇÃO/FUTFORUM)

A edição do FutForum de 2020 já tem dois nomes confirmados para o painel "Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento". No dia 3 de dezembro, nova data do evento, os dirigentes Felipe Albuquerque, diretor executivo de Futebol do Paysandu, e Fernando Leite, ex-diretor executivo do Cuiabá, clube que lidera a Série B, darão um panorama sobre a função e o mercado.

O debate sobre a importância da função será um dos oito painéis do FutForum, que em 2020 será realizado de forma online e ao vivo excepcionalmente por conta da pandemia da Covid-19. Idealizador e organizador do evento, Evandro Gomes explica que o cargo de diretor executivo de Futebol cresceu bastante nos últimos cinco anos, com clubes de Série A e B disputando profissionais e oferecendo super salários.

"A gente resolveu colocar esse tema neste ano por conta do aumento da importância desta área específica. É um cargo que tem tido espaço principalmente em clubes das Séries A e B, e já estamos percebendo na Série C. Todos os times têm implementado esse cargo. Até na D. É uma função que permite a entrada de pessoas no futebol, não só ex-jogadores, mas dirigentes voluntários que acaba se profissionalizando dentro dessa função", afirma Evandro.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FUTFORUM 2020 (@futforumbrasil) em

Felipe Albuquerque e Fernando Leite reforçam a ideia de mercado em "franca expansão" e a profissionalização da função nos clubes do futebol brasileiro. "É uma função extremamente importante tendo em vista que o futebol evoluiu significativamente nos últimos anos. É uma indústria que movimenta muito dinheiro dentro e fora do Brasil. O futebol foi gerido por muito tempo por dirigentes estatuários e a profissionalização se tornou necessária. O executivo é responsável por trazer a gestão profissional aos clubes", ressalta o dirigente do Paysandu.

Fernando explica que a presença de um profissional capacitado para exercer a função se tornou imprescindível na operação dos clubes. Em muitos casos, conta ele, os presidentes ou donos de equipes acabam assumindo a gestão sem ter o conhecimento amplo deste mercado.

"A figura do executivo torna-se imprescindível, pois o network, o conhecimento de mercado e a credibilidade deste profissional é que irá estreitar o caminho entre o clube, os atletas e seus agentes. É algo que tem que ser executado com excelência para que os resultados sejam positivos e traga o retorno esperado para o clube e possíveis investidores", afirma Fernando.

Ademais de detalharem o mercado, os dois profissionais vão contar suas experiências, os bastidores da operação do executivo e explicar as atividades do cargo. "O executivo é responsável pela gestão técnica e administrativa do clube, por interligar o ambiente estatutário a setores técnicos e administrativos. É quem gere processos de toda a área humana do Departamento de Futebol, representa o clube tecnicamente nas esferas competentes, como Fifa, Conmebol e CBF, e preza pela organização da estrutura física e bom o ambiente de trabalho", resume Felipe.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FUTFORUM 2020 (@futforumbrasil) em

"É necessário que este profissional tenha competência para assumir e direcionar todos os colaboradores do clube para a mesma direção rumo ao objetivo traçado. Para isso, é preciso ter excelente relacionamento com todos os envolvidos no processo dentro do clube, capacidade para planejar, organizar, direcionar e controlar os departamentos que compõe a esfera do futebol profissional", acrescenta Fernando.

As inscrições do evento estão abertas. Até o fim de outubro, os interessados podem se inscrever com a venda de lote promocional por R$ 89. A programação reunirá oito painéis de debate. Confira abaixo:

Serviço - FutForum 2020
Quando: 3 de dezembro
Horário: 9 horas às 19 horas
Valor da Inscrição: R$ 89 (primeiro lote)
Mais informações: https://www.futforum.com.br / Instragram: @futforumbrasil

Programação:
9 horas às 10 horas - A participação da mulher na indústria do futebol dentro e fora dos gramados

10 horas às 11 horas - Mercado Editorial de Livros sobre Futebol e o Audiovisual como Ferramentas de Marketing

11 horas às 12 horas - La Liga: Big Data e Produção de Conteúdo para Criação de Produto com Abrangência Mundial

12 horas às 13h30min - Intervalo

13h30min às 14h30min - Os executivos de futebol e a montagem de equipes competitivas de alto rendimento

14h30min às 15h30min - Gestão de Carreira de atletas e o papel dos agentes com a nova regulamentação da FIFA

15h30min Às 16h30min - Tradição ou Inovação: Os desafios de Branding com a modernização da identidade dos clubes

16h30min às 17 horas - Intervalo

17 horas às 18 horas - O Futebol como Instrumento de Transformação Social e de Educação via Federações e CBF

18 horas às 19 horas - Mudanças nos Direitos de Transmissão no Brasil e a Construção de Cenários e Oportunidades