Uefa planeja utilizar uma cidade para terminar Champions e Europa League, diz dirigente
Com decisões das ligas pelo continente, entidade agora estuda oficialmente como deve retomar suas competições. Portugal e Alemanha são favoritos para terem uma cidade escolhida. Decisão deve sair em 17 de junho
13:04 | Mai. 30, 2020
Após as principais ligas de futebol na Europa terem definido os seus futuros quanto a atual temporada, agora chegou a vez da Uefa resolver questões envolvendo Champions League e Europa League. E segundo o presidente do Getafe em entrevista à rádio espanhola Cadena COPE, a entidade planeja encerrar as competições em uma cidade e em partidas apenas de ida a partir das quartas de final, apesar de não ter confirmações oficiais. Isso aconteceria em agosto.
"A ideia da Uefa é jogar a Champions League e a Europa League novamente, começando a partir das quartas de final. Aconteceria com uma partida apenas em um único local, embora nada disso tenha sido confirmado ainda", disse Angel Torres. O dirigente ainda revelou que a decisão deve ser tomado no dia 17 de junho, quando acontece uma reunião do comitê executivo da Uefa.
Quanto aos locais que figuram como potenciais sedes para as duas competições, Lisboa, em Portugal, e algumas cidades na Alemanha são favoritas. Isso acontece porque os dois países estão entre os primeiros retornos das principais ligas europeias - Bundesliga já voltou, enquanto a Liga Nos reinicia em 3 de junho.
A conclusão das competições europeias só aconteceria após o fim das ligas e copas nacionais. A ideia é que as condições sanitárias estejam melhores para que os clubes possam sair de seus países sem maiores problemas.
PROBLEMA A SER RESOLVIDO PELA UEFA
Enquanto a entidade máxima do futebol no continente europeu pode ter encontrado um denominador comum para o restantes dos torneios a partir das quartas de final, ainda tem partidas a serem feitas das oitavas. Na Champions, por exemplo, apenas Paris Saint-Germain, Atalanta, RB Leipzig e Atlético de Madrid têm vaga nas quartas.
Manchester City x Real Madrid, Juventus x Lyon, Bayern de Munique x Chelsea e Barcelona x Napoli ainda precisam disputar os embates de volta para definir os classificáveis.
Na Europa League o problema é ainda maior, dada a quantidade de jogos. Todos os embates de volta das oitavas de final precisam ser realizados e dois confrontos (Sevilla x Roma e Inter x Getafe) de ida não aconteceram.
Como as oitavas de final serão resolvidas pela entidade é algo que também está sendo discutido internamente. No dia 17 de junho é possível que se haja uma resposta para isso.