CBF prepara protocolo para retomada do futebol brasileiro, diz diretor de Federação do Nordeste

Mentora do futebol já teria concluído o documento e deve apresentar aos clubes ainda nesta semana, segundo o diretor

23:25 | Abr. 13, 2020

Governo do Estado autorizou a retomada dos jogos de futebol, com portões fechados, a partir de segunda-feira, 13 (foto: Fábio Lima/O POVO)

A CBF estaria preparando um protocolo para a retomada do futebol brasileiro. A revelação foi feita pelo diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Murilo Falcão, em entrevista à rádio Jornal. Segundo o dirigente, os estaduais seriam as primeiras competições.

"Tenho acompanhado constantemente, falando com Fernando Soléra, que faz parte do clube de médicos da CBF. A entidade está fazendo um protocolo para a retomada dos campeonatos, começando pelos Estaduais. E aí devemos seguir o protocolo da CBF", disse Murilo.

Em conversa com o Esportes O POVO, no entanto, o diretor de competições da FPF foi mais comedido e disse que o protocolo se refere à rotina de trabalho dos clubes. “Esse primeiro passo deve restringir apenas a volta dos treinamentos. Partidas somente com total segurança. A vida em primeiro lugar”, disse o dirigente.

Murilo Falcão também confirmou ao Esportes O POVO que o protocolo foi concluído pela CBF nesta segunda-feira, 13, e deve ser disponibilizado pela entidade provavelmente ainda nesta semana.

O secretário geral da CBF, Walter Feldman, comentou sobre o assunto em um programa do Fox Sports, neste domingo, 12. Ele admitiu que existe um protocolo, mas condicionou o retorno das partidas à recomendação dos órgãos competentes.

“Nós temos já uma franca elaboração de um protocolo que permita que, quando a autoridade pública de saúde diga que pode ter a chamada mini aglomeração, é possível nós retomarmos progressivamente, mas claro que de maneira parcial", disse Feldman. O termo “mini aglomeração” foi interpretado por alguns torcedores como jogos de portões fechados.

O secretário geral da CBF voltou a afirmar, entretanto, que é precoce falar em retomada integral, que ele definiu como treinos e jogos com portões abertos. “Eu acredito na retomada progressiva, e o presidente (da CBF) Rogério Caboclo tem insistido no seguinte: responsabilidade e segurança. Nós não vamos, em hipótese alguma, comprometer a saúde de nenhum elemento que faz parte do protagonismo do futebol", explicou.

O Esportes O POVO procurou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, para comentar sobre o assunto. O dirigente sustentou o discurso de que não há nada concreto para o retorno dos jogos de futebol e garantiu que seguirá a linha de esperar a pandemia passar.