Com show de Cristiane, Brasil bate Jamaica na estreia da Copa do Mundo e lidera Grupo C

Brasil dominou as jamaicanas e poderia ter feito um placar ainda mais elástico. Equipe brasileira desperdiçou inúmeras chances de gol

12:43 | Jun. 09, 2019

Cristiane fez três gols e chegou a 10 em Mundiais(foto: Jean-Pierre Clatot/AFP)>

Em dia inspiradíssimo de Cristiane, o Brasil bateu a Jamaica sem sustos por 3 a 0, neste sábado, 9, em Grenoble, na França, e iniciou a campanha rumo ao título inédito da Copa do Mundo de futebol feminino. A camisa 11 da seleção brasileira marcou um hat-trick (três gols) e garantiu a vitória tupiniquim. O triunfo assegura a Canarinho na liderança do Grupo C, que ainda tem Itália (2º) e Austrália (3º).

A vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo é um misto de alegria, entusiasmo e alívio. A equipe comandada pelo técnico Vadão chegou ao Mundial com uma sequência negativa de nove derrotas em novo jogos. A estreia da seleção estava cercada de desconfiança, mas o triunfo diante da Jamaica, mesmo que seja o time mais fraco do grupo, acende a esperança de que as brasileiras possam surpreender e ir longe na competição.

O placar de 3 a 0 construído com um gol no primeiro tempo e dois no segundo poderia ter sido bem maior, mesmo sem Marta em campo. A camisa 10 e principal jogadora do Brasil ainda se recupera de lesão na coxa esquerda.

As brasileiras bombardearam o sistema defensivo jamaicano, mas desperdiçaram inúmeras chances. Contras equipes mais gabaritadas, os gols perdidos contra as "Reggae Girlz" podem fazer falta e cobrar um preço alto de uma eliminação.

O ataque velocista da Canarinho é o grande trunfo do esquema montado por Vadão. O time gosta de construir o jogo pelas laterais, trabalho as jogadas ofensivas com triangulações e troca de passes rápidos.

Além da vitória do Brasil, a primeira rodada teve triunfo da Itália por 2 a 1 sobre a Austrália, tida como favorita da chave para avançar na liderança. Com o provável retorno de Marta, a seleção enfrenta as australianas na próxima quinta-feira, 13. Italianas e jamaicanas jogam na sexta-feira, 14.