Guardiola confirma saída de Yaya Toure do Manchester City

A conquista do Campeonato Inglês com algumas rodadas de antecedência antecipou o planejamento do Manchester City para a próxima temporada e algumas decisões sobre o elenco já foram tomadas por Pep Guardiola. Nesta sexta-feira, o treinador comunicou que Yaya Toure, um dos ícones da história recente do clube, não terá seu contrato renovado e fará [?]

12:00 | Mai. 04, 2018

A conquista do Campeonato Inglês com algumas rodadas de antecedência antecipou o planejamento do Manchester City para a próxima temporada e algumas decisões sobre o elenco já foram tomadas por Pep Guardiola. Nesta sexta-feira, o treinador comunicou que Yaya Toure, um dos ícones da história recente do clube, não terá seu contrato renovado e fará sua despedida na partida da próxima quarta-feira, diante do Brighton.

?Yaya não ficará para próxima temporada. No jogo contra o Brighton vamos focar em vencer também para ele. Terá um gosto especial por tudo o que fez por nós. Yaya veio para cá no começo desta jornada. Onde estamos agora é por causa do que ele fez ao longo de sua passagem. Foi um jogador fundamental?, disse Guardiola.

Em 2010, Toure deixou o Barcelona, onde perdeu espaço justamente com Guardiola, para assumir o papel de protagonista no projeto do Manchester City em voltar a conquistar títulos e evoluir ao nível de vencer uma Liga dos Campeões. Na sua segunda temporada, contribuiu para o primeiro troféu do clube na era da Premier League, sempre com sua boa presença dentro da área e eficiência na bola parada.

A chegada de Guardiola a Inglaterra significou novamente um período conturbado na carreira do marfinense. Em seus primeiros meses à frente do clube, o treinador espanhol afastou Toure do elenco e entrou em conflito com o empresário do atleta, Dimitri Seluk. No fim de 2016, foi estabelecido um consenso entre as partes e o meia foi reintegrado ao elenco, recebendo até uma proposta de renovação para a atual temporada.

Na campanha do título inglês, Yaya voltou a ser preterido por pedidos de Guardiola e disputou apenas 13 partidas na temporada. As vezes que entrou em campo foram, em sua maioria, pelas copas, quando os titulares foram poupados para dar rodagem ao elenco.

Gazeta Esportiva