Presidente da Conmebol é reeleito até 2031, após manobra

01:15 | Jun. 13, 2025

Por: O Povo

O paraguaio Alejandro Domínguez foi reeleito presidente da Conmebol nesta quinta-feira. A eleição foi realizada durante o 81º Congresso Extraordinário da entidade, em Luque, nos arredores de Assunção, no Paraguai.

Domínguez, assim, ficará no cargo até o mês de abril de 2031. Ele está na presidência da entidade desde o ano de 2016. Os três mandatários anteriores — Juan Napout, Eugenio Figueredo e Nicolas Leoz — foram presos após escândalo de corrupção de proporções globais, conhecido como Fifagate.

"Renovo o meu compromisso com vocês. Me sinto animado e motivado para seguir adiante com este trabalho que começamos há um tempo, de olho no futuro com muito otimismo, com mais alegria e com muito mais paixão", disse Domínguez.

"O próximo passo com tudo que estamos fazendo juntos é inovar e implementar o Fair Play Financeiro", afirmou.

A reeleição de Domínguez na Conmebol já tinha sido antecipada pelo colunista do Estadão, Marcel Rizzo. O presidente fez uma manobra e antecipou o Congresso Extraordinário da Confederação, que foi adiantado em quase um ano. Domínguez não teve concorrentes e foi reeleito por unanimidade pelos presidentes das confederações.

Domínguez será, portanto, o mandatário da Conmebol durante a Copa do Mundo de 2030. A América do Sul receberá três duelos do torneio da Fifa — em Buenos Aires, Assunção e Montevidéu — como forma de comemorar o centenário da Copa, que teve a edição inaugural em 1930, no Uruguai. A competição ocorrerá, majoritariamente, na Espanha, em Portugal e no Marrocos. (Agência Estado)