Condenado por estupro na Itália, STJ confirma data do julgamento de Robinho no Brasil

Relator do caso, o ministro Joaquim Falcão, está preparado para um voto duro condenando Robinho a cumprir sua pena no Brasil

12:09 | Fev. 28, 2024

Por: João Vitor Umbelino
BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 17.11.2016 Robinho. Atlético x Palmeiras no Independência - Campeonato Brasileiro 2016 (foto: Bruno Cantini/Atlético)

O julgamento do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, em território brasileiro está marcado para o dia 19 de março pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Condenado pela Justiça Italiana a nove anos de prisão por participação em estupro coletivo no país, em 2013, Robinho foi condenado em última instância - sem possibilidade de recurso - no ano de 2020, mas não cumpriu pena porque estava no Brasil.

A extradição do condenado foi solicitada pelo Governo Italiano, mas a constituição brasileira não permite tal feito. Por causa disso, os italianos alteraram seu pedido, passando a solicitar que o brasileiro tivesse sua pena cumprida em seu país.

Dessa forma, o STJ precisa validar a sentença feita pelos europeus. O relator do caso, o ministro Joaquim Falcão, está preparado para um voto duro condenando Robinho a cumprir sua pena no Brasil, de acordo com informações do O Globo.

Contudo, o ministro precisa ser seguido pela maioria em seu voto. A corte Especial reúne os 15 magistrados mais antigos do STJ.