PV voltará a receber jogos no Campeonato Cearense de 2022, garante secretário de esportes

Segundo Ozires Pontes, o gramado do estádio Presidente Vargas será igual ao utilizado na Arena Castelão. Além do campo, obras estruturais, como a troca completa da iluminação, também estão sendo realizadas

17:47 | Set. 14, 2021

Estádio Presidente Vargas passa por reformas e voltará a receber jogos oficiais no Campeonato Cearense 2022. (foto: Germana Pinheiro/ OPOVO CBN)

O estádio Presidente Vargas (PV), que completa 80 anos nesta terça-feira, 14, já tem data estimada para voltar a receber jogos oficiais. Ozires Pontes, secretário de esportes, garantiu que a praça esportiva estará apta no início de 2022, podendo ser utilizada pelos clubes no Campeonato Cearense.

Com o agravamento da pandemia pelo novo coronavírus em Fortaleza, o PV foi adaptado para receber um hospital de campanha, inaugurado em 18 de abril de 2020. O estádio se tornou um dos primeiros pontos de apoio para pacientes com Covid-19, atendendo mais de mil pessoas infectadas.

Em setembro de 2020, a unidade foi desativada e não recebeu mais pacientes, assim como nenhum tipo de evento esportivo. Em julho deste ano, as obras para a troca do gramado foram iniciadas. Segundo o secretário, esta reforma iria acontecer independente do uso ou não da praça esportiva como hospital de campanha.

"A parte do gramado já está 30% concluída. Ontem completamos um mês do início da obra. Esta obra iria existir, independente do uso ou não da época do hospital de campanha. Este gramado, para se ter uma ideia, é de 1985, então ela teria que passar por essa troca. Essa grama é a mesma do Castelão, que atende todos os padrões da CBF", disse Ozires Pontes em entrevista ao O POVO CBN. 

Ozires reforçou, ainda, que a troca do gramado está sendo completa. "É tudo novo, a parte de irrigação e drenagem, não estamos aproveitando nada (antigo). Também tem a questão da grama estar bem maturada para não sofrer nenhum desgaste precoce quando iniciar os jogos. Nós vamos dar um tempo de maturação maior do que foi dado no Castelão. Acredito que a nossa grama irá iniciar bem resistente."

Reformas estruturais do Presidente Vargas também estão sendo realizadas. A iluminação, assim como o campo, será trocada por completo para atender as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Além do gramado, iremos fazer melhorias na parte da estrutura, com manutenções preventivas e corretivas. A parte de iluminação também teremos que trocar, porque, assim como o gramado, é muito antiga. Temos que atender uma quantidade mínima que a CBF exige. Pintura, infiltrações, ar-condicionado. Não é nada de outro mundo, é mais a manutenção mesmo que o estádio precisava ter."

Sobre a data para a finalização das obras, o secretário foi enfático e garantiu que no início de 2022 o estádio estará disponível para receber partidas oficiais. "O prazo de entrega está estimado para o começo de 2022, acredito que em fevereiro ou março, já para atender o Campeonato Cearense.”