Eleições 2022 (ES): governo será decidido no 2º turno; Magno é eleito senador
As eleições 2022 acontecem domingo, 2 de outubro (02/10), com 5 cargos disputados; acompanhe apuração para governador e senador do Espírito Santo (ES)
02:05 | Out. 01, 2022
O primeiro turno das Eleições 2022 aconteceu neste domingo, 2 de outubro (02/10). Acompanhe o resultado da apuração do primeiro turno para governo e senado do Espírito Santo (ES), a partir das 18 horas (horário de Brasília) neste mesmo link.
Para governador, a disputa está entre os candidatos Audifax Barcelos (Rede), Aridelmo Teixeira (Novo), Carlos Manato (PL), Claudio Paiva (PRTB), Guerino Zanon (PSD), Renato Casagrande (PSB) e Capitão Vinícius Souza (PSTU).
Com 100% das urnas apuradas para governador do estado, o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral é:
- José Renato Casagrande: 46,94%
- Carlos Humberto Manato: 38,48%
- Guerino Luiz Zanon: 7,03%
- Audifax Charles Pimentel Barcelos: 6,51%
- Aridelmo José Campanharo Teixeira: 0,76%
- Vinicius Cassio Correia de Sousa: 0,22%
- Claudio Cesar Mattos Paiva: 0,07%
Já para a vaga única ao senado, a disputa no Espírito Santo está entre Antonio Bungenstab (PRTB), Carone (Agir), Coronel Lugato (DC), Erick Musso (Republicanos), Filipe Skiter (PSTU),Gilbertinho Campos (PSOL), Magno Malta (PL), Nelson Junior (Avante) e Rose de Freitas (MDB).
Com 100% das urnas apuradas para senador, o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral é:
- Magno Pereira Malta: 41,95%
- Rosilda de Freitas: 38,17%
- Erick Cabral Musso: 17,25%
- Gilberto Batista Campos: 1,03%
- Nelson Pinto Ferreira Neto Junior: 0,60%
- Julio Cesar Lugato: 0,41%
- Filipe Siqueira Fermino: 0,29%
- Idalecio Carone Filho: 0,17%
- Antônio Bungenstab de Lima: 0,13%
Acompanhe o resultado da apuração do primeiro turno para governo e senado do Espírito Santo, a partir das 18 horas (horário de Brasília) neste mesmo link.
Eleições 2022: VEJA para quem o voto é obrigatório e facultativo
Resultados das Eleições 2022 em Espírito Santo (ES), além de governador e senador
Nas urnas, também poderão ser escolhidos candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual e presidente da República.
Entre janelas partidárias, desincompatibilizações, coligações e formações de chapas, o ciclo eleitoral é marcado por mudanças em panoramas políticos, previsíveis ou inesperadas.
Para o cargo mais importante desse pleito, a presidência da República, os principais candidatos são dois: o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, e o reelegível Jair Bolsonaro.
Quer saber mais sobre as eleições de 2022, com conteúdo exclusivo, análise, vídeos e podcasts? ENTENDA mais sobre o assunto no canal Eleições 2022 do O POVO.
Quais cargos são disputados nas eleições 2022
Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores poderão escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
Deputado federal
Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.
Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.
Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)
Mandato: 4 anos
Deputado estadual
Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.
Total de assentos: 1.035 (Brasil), 10 (Espírito Santo)
Mandato: 4 anos
Senador
Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.
Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.
Total de assentos: 81 (três por estado).
Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)
Governador
O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.
Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.
Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)
Mandato: 4 anos
Presidente da República
Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
Eleições 2022 no Espírito Santo (ES): Como saber onde vai votar
Existem duas formas de acessar informações pessoais sobre as eleições: ou pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral, ou pelo aplicativo móvel para celulares e tablets e-Título.
Nesta página do portal oficial do TSE, existem diversas opções de consulta para os eleitores, como:
- Local de votação
- Cartórios ou zonas eleitorais
- Local de votação para voto em trânsito
Na primeira opção, é necessário ter em mãos o nome ou número do título de eleitor de quem deseja realizar a consulta, a data de nascimento e o nome da mãe, se constar.
Ao inserir os dados, o portal do TSE poderá informar ao eleitor as informações necessárias para votar no dia 2 de outubro: os dados de domicílio eleitoral, que são os seguintes:
- Zona eleitoral
- Seção eleitoral
- Local de votação
- Endereço
Município
Eleições 2022: Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Eleições 2022: Acompanhe a cobertura do O POVO
Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO
Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public
Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico