Eleições 2022 (GO): Ronaldo Caiado, governador, e Wilder Morais, senador, são eleitos
Acompanhe apuração dos resultados para governador e senador de Goiás (GO). As eleições 2022 acontecem neste domingo, 2, com 5 cargos sendo disputados
12:35 | Out. 01, 2022
O primeiro turno das Eleições 2022 aconteceu neste domingo, 2 de outubro (02/10). Acompanhe o resultado da apuração do primeiro turno para governo e senado de Goiás (GO), a partir das 18 horas (horário de Brasília) nesse mesmo link.
Para governador, estão na disputa os candidatos Cintia Dias (PSOL), Edigar Diniz (Novo), Gustavo Mendanha (Patriota), Helga Martins (PCB), Major Vitor Hugo (PL), Ronaldo Caiado (União Brasil), Wolmir Amado (PT) e Professor Reinaldo Pantaleão (UP).
Com 100% das urnas apuradas para governador do estado, o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral é:
- Ronaldo Ramos Caiado: 51,81%
- Gustavo Mendanha Melo: 25,20%
- Vitor Hugo de Araújo Almeida: 14,81%
- Wolmir Therezio Amado: 6,98%
- Cíntia Aparecida Dias: 0,56%
- Edigar Antônio Diniz Junior: 0,27%
- Helga Maria Martins de Paula: 0,20%
- Reinaldo Assis Pantaleão: 0,15%
- Vinícius Gomes da Paixão: 0,01% (Anulado sob júdice)
Já para a vaga única ao senado, a disputa em Goiás está entre João Campos (Republicanos), Alexandre Baldy (PP), Delegado Waldir (União Brasil), Wilder Morais (PL), Leonardo Rizzo (Novo), Euler Ivo (PCdoB), Manu Jacob (PSOL) e Marconi Perillo (PSDB).
Com 100% das urnas apuradas para senador, o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral é:
- Wilder Pedro de Morais: 25,25%
- Marconi Ferreira Perillo Junior: 19,80%
- Waldir Soares de Oliveira: 17,04%
- Alexandre Baldy de Sant Anna Braga: 12,84%
- João Campos de Araújo: 11,07%
- Denise Aparecida Carvalho: 9,45%
- Vilmar da Silva Rocha: 1,77%
- Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob: 1,64%
- Leonardo Cairo Rizzo: 1,14%
Eleições 2022: VEJA para quem o voto é obrigatório e facultativo
Resultados das Eleições 2022 em Goiás (GO), além de governador e senador
Nas urnas, também poderão ser escolhidos candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual e presidente da República.
Entre janelas partidárias, desincompatibilizações, coligações e formações de chapas, o ciclo eleitoral é marcado por mudanças em panoramas políticos, previsíveis ou inesperadas.
Para o cargo mais importante desse pleito, a presidência da República, os principais candidatos são dois: o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, e o reelegível Jair Bolsonaro.
Quer saber mais sobre as eleições de 2022, com conteúdo exclusivo, análise, vídeos e podcasts? ENTENDA mais sobre o assunto no canal Eleições 2022 do O POVO.
Quais cargos são disputados nas eleições 2022
Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores poderão escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
Deputado federal
Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.
Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.
Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)
Mandato: 4 anos
Deputado estadual
Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.
Total de assentos: 1.035 (Brasil), 17 (Goiás)
Mandato: 4 anos
Senador
Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.
Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.
Total de assentos: 81 (três por estado).
Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)
Governador
O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.
Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.
Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)
Mandato: 4 anos
Presidente da República
Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
Eleições 2022 em Goiás (GO): Como saber onde vai votar
Existem duas formas de acessar informações pessoais sobre as eleições: ou pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral, ou pelo aplicativo móvel para celulares e tablets e-Título.
Nesta página do portal oficial do TSE, existem diversas opções de consulta para os eleitores, como:
- Local de votação
- Cartórios ou zonas eleitorais
- Local de votação para voto em trânsito
Na primeira opção, é necessário ter em mãos o nome ou número do título de eleitor de quem deseja realizar a consulta, a data de nascimento e o nome da mãe, se constar.
Ao inserir os dados, o portal do TSE poderá informar ao eleitor as informações necessárias para votar no dia 2 de outubro: os dados de domicílio eleitoral, que são os seguintes:
- Zona eleitoral
- Seção eleitoral
- Local de votação
- Endereço
Município
Eleições 2022: Agregador de Pesquisas O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Eleições 2022: Acompanhe a cobertura do O POVO
Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO
Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public
Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico