Checagem: É falso e-mail que comunica cancelamento provisório do título eleitoral

A mensagem usa o nome da Justiça Eleitoral para alegar que o motivo do cancelamento foi uma irregularidade no cadastro de pessoa física (CPF). O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará desmentiu a desinformação

15:55 | Set. 21, 2022

Por: Filipe Pereira
Checagem O POVO (foto: O POVO)

É falso o e-mail enviado em nome da Justiça Eleitoral que comunica o cancelamento provisório de título eleitoral. A mensagem afirma que o motivo do cancelamento foi uma irregularidade no cadastro de pessoa física (CPF). A informação foi desmentida, nesta quarta-feira, 21, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. 

Em nota, o TRE-CE informou que não envia e-mails para comunicar cancelamento de títulos eleitorais. A convocação de mesárias e mesários pode ocorrer através de e-mail, no entanto essa comunicação ocorre mediante autorização prévia.

A menos de duas semanas das eleições, eleitores do Ceará estão recebendo um e-mail informando sobre o suposto cancelamento provisório do título eleitoral. A mensagem impacta milhares de pessoas, isto porque, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aproximadamente 6,8 milhões de pessoas compõem o eleitorado cearense apto a votar. Em Fortaleza, o quantitativo é de 1,8 milhões de eleitoras e eleitores. 

Segundo o TRE-CE, e-mails dessa natureza devem ser apagados, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, o que causa possíveis danos ao computador. Conhecida como “phishing”, a tentativa de fraude acontece quando o eleitor recebe um e-mail que contém links ou arquivos maliciosos.

O objetivo é obter ilegalmente informações pessoais, como número da identidade e senhas bancárias. O e-mail está sendo encaminhado através de endereço eletrônico falso, como se fosse do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e contém um número de processo inexistente.