Lula diz que não sabe como vai criar novos empregos diante da automação da mão de obra
A declaração foi feita durante encontro com cooperativas, em São Paulo
15:01 | Set. 16, 2022
O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nessa quarta-feira, 14, durante encontro com cooperativas em São Paulo, que diante da automação da mão de obra, não sabe como criar novos empregos. Em seu projeto de governo, o ex-presidente esboçou quatro ideias do que planeja fazer na questão econômica, mas não aprofundou como pretende implementá-las.
Lula reconheceu, porém, que não é possível "brigar" com essa questão da automação, visto que os avanços tecnológicos - apesar de não criarem mais empregos - acabam aumentando a capacidade produtiva de uma nação. O vídeo do encontro foi compartilhado nas redes socias de Lula, sendo possível conferir a fala a partir de 2 horas de tempo de vídeo.
"Se, muitas vezes, tira o emprego, gera facilidade e muitas outras coisas para nós. Precisamos, então, discutir como é que vamos criar trabalho para o povo brasileiro, para as mulheres e homens que querem estudar, trabalhar e querem ter certeza que vão construir famílias, vão ter casa para morar e vão viver uma vida digna. Como é que a gente vai responder isso? Queria dizer para vocês que eu não sei como fazer", declarou.
A retomada dos investimentos em infraestrutura e em habitação, reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais, reforma agrária e o estímulo à economia solidária, à economia criativa e à economia verde inclusiva, baseada na conservação, na restauração e no uso sustentável da nossa biodiversidade. Estes são os pilares apresentados pela campanha do petista caso ele seja eleito.