Vídeo falso mostra Bolsonaro à frente de Lula em pesquisa eleitoral

Imagem de pesquisa de intenção de voto foi manipulada para colocar presidente da República na liderança; pesquisa original tem Lula em primeiro lugar, com Bolsonaro 12 pontos percentuais atrás

06:47 | Ago. 19, 2022

Por: Bemfica de Oliva
PESQUISA manipulada mostra Bolsonaro em primeiro, o que não aconteceu em nenhum levantamento de intenção de votos até agora (foto: Reprodução)

Um vídeo falso com uma pesquisa eleitoral manipulada está circulando nas redes sociais, mostrando o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), liderando as intenções de voto. As informações são do portal UOL.

Segundo a reportagem, o vídeo foi manipulado, trocando as fotos e nomes de Bolsonaro e do ex-presidente Lula (PT), na primeira e segunda posições. O restante das informações, referentes à pesquisa Ipec divulgada nessa segunda-feira, 15, está correto.

A adulteração é simples: o vídeo começa e encerra com imagens da âncora Renata Vasconcelos, do Jornal Nacional, falando informações da pesquisa. Na imagem com os resultados, porém, as fotos de Bolsonaro e Lula, e os nomes dos candidatos, são invertidos. A ordem das falas de Renata também foi editada para refletir a imagem manipulada.

Na pesquisa original, Lula aparece com 44% das intenções de voto. Bolsonaro está em segundo, com 32%. No vídeo falso, a foto e o nome de Bolsonaro estão na primeira posição, com os mesmos percentuais de Lula, enquanto o ex-presidente aparece em seguida, com a pontuação que, na realidade, é de Bolsonaro.

O vídeo começou a circular em grupos de WhatsApp favoráveis ao atual presidente. Segundo o UOL, as imagens começaram a circular em redes sociais abertas nessa quarta-feira, 17.

Procurada pelo UOL para comentar o vídeo, a TV Globo, que contratou a pesquisa, confirmou que o vídeo é falso. A emissora também pontuou que o Ipec denunciou a montagem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

Mais notícias das Eleições 2022