PT lança candidatura de Lula e ex-presidente vai para sua sexta disputa ao Planalto

A decisão foi tomada após convenção nacional do partido, em São Paulo. Na ocasião, o petista não compareceu por cumprir agenda de campanha em Pernambuco

13:42 | Jul. 21, 2022

Por: Filipe Pereira
Ex-presidente Lula (foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

O Partido dos Trabalhadores oficializou, nesta quinta-feira, 21, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato da legenda à Presidência da República em outubro 2022. A decisão foi tomada após convenção nacional do partido, em São Paulo. Na ocasião, o petista não compareceu por cumprir agenda  de campanha em Pernambuco.

A solenidade também confirmou como vice na chapa do partido o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). Agora, Lula vai para a sua sexta candidatura ao Palácio do Planalto. O petista saiu derrotado nas eleições de 1989, 1994 e 1998, porém, foi eleito em 2002 e 2006. Em 2018, o líder do PT tentou viabilizar sua candidatura, porém, ficou impossibilitado por pena em Curitiba, após ser preso como resultado da operação Lava Jato e ter seu nome barrada pela Justiça Eleitoral. 

Lula é o primeiro candidato a presidente que disputa o pleito com apoio uma federação partidária, forma de aliança, criada em 2021, que permite a união de siglas que deverão atuar como se fosse um único bloco  por pelo menos quatro anos. A campanha petista é formada pela Federação Brasil da Esperança – formada por PT, PC do B e PV. 

Nesta semana, o PDT também realizou sua convenção partidária para lançar o ex-ministro Ciro Gomes na quarta-feira, 20, ao Palácio do Planalto. No domingo, 24, a convenção do PL define a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição.