Agregador O POVO: A 90 dias das eleições, Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro, 32%, e Ciro 9%

Numa projeção de segundo turno, Lula derrota Bolsonaro, com 53% e 34%, respectivamente

16:35 | Jul. 04, 2022

Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes (foto: Montagem)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto com 45%, mostra o Agregador de Pesquisa O POVO. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 32%. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) está isolado na terceira colocação, distante do pelotão de cima. O pedetista totaliza 9% das intenções de voto. 

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) perde para brancos, nulos e indecisos, estes com 5%, enquanto a congressista tem 2%. As linhas sinalizam para um quadro de estabilização das intenções de voto, sem movimentos de ascensão ou declínio de Lula ou Bolsonaro. 

Numa projeção de segundo turno, Lula derrota Bolsonaro, com 53% e 34%, respectivamente. Se a disputa do petista for com Ciro Gomes, a distância se aprofunda, com o ex-presidente totalizando 50% e o ex-ministro, 29%.

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Para reaver a popularidade, Bolsonaro concentra expectativas na chamada PEC Kamikaze (16/22), mesmo que à revelia do teto de gastos. Ela eleva o valor do Auxílio Brasil e cria outros benefícios sociais, como um voucher para caminhoneiros de R$ 1 mil para que custeiem os combustíveis.

A categoria apoiou massivamente Bolsonaro em 2018 e demonstrou poder de mobilização ao paralisar as atividades entre maio e junho daquele ano. Para que possa elevar os gastos em ano eleitoral, a saída encontrada pelo governo foi decretar - no texto da própria emenda - um estado de emergência.

Metodologia

O Agregador de Pesquisas O POVO compila os resultados das sondagens divulgadas por diferentes institutos e aplica medidas estatísticas como médias simples, ponderada e móvel, o que permite avaliar as tendências apresentadas pelas pesquisas eleitorais a partir de uma perspectiva mais ampla.

O modelo desenvolvido pela Central de Jornalismo de Dados O POVO (DATADOC), considera, em dias com uma ou mais pesquisas, a média simples das pontuações do candidato. Para os dias subsequentes sem pesquisas registradas, atribuímos a pontuação do candidato no dia imediatamente anterior. Por fim, concedemos um peso referente ao número de cenários testados para o candidato em cada dia.

Dessa forma, as datas com mais pesquisas terão uma influência superior na etapa final e os resultados muito discrepantes, um impacto reduzido nas linhas de tendência do agregador.

Na etapa final, quando calculamos a média móvel ponderada dos últimos 20 dias, considerando as médias diárias e os pesos atribuídos nos passos anteriores — uma janela de tempo de 20 dias consegue minimizar o impacto de períodos com poucas pesquisas coletadas. Para saber mais detalhes, acesse a nossa página de metodologia.