Veto a matéria sobre Luva de Pedreiro viola liberdade de expressão, diz Globo

Decisão da Justiça determinou que Globo e Record não podem citar o ex-empresário do influencer, Allan de Jesus, em matérias

09:11 | Jul. 04, 2022

Iran Ferreira ou 'Luva de Pedreiro', de 20 anos de idade, é influenciador digital e conta mais de 40 milhões de seguidores (foto: Reprodução/ Instagram luvadepedreiro)

O programa Fantástico, da Rede Globo, não pôde reproduzir trechos da entrevista com o influenciador Iran Ferreira, conhecido como “Luva de Pedreiro”, que citava seu ex-agente, Allan de Jesus. No final do Fantástico deste domingo, 3, a emissora se manifestou.

"Na sexta-feira, a TV Globo foi notificada de uma liminar concedida a Allan Silva Jesus. Na decisão, a juíza impede a divulgação de informações sigilosas do contrato entre os dois e proíbe que sejam exibidas quaisquer manifestações que fomentem discurso de ódio contra o ex-empresário. A TV Globo não compactua com discursos de ódio e ameaças são inaceitáveis em qualquer situação", disse a apresentadora Poliana Abritta.

"Divergências sobre questões contratuais devem ser decididas pelo poder judiciário. O jornalismo apura com isenção todos os lados da notícia e produz conhecimentos sobre os fatos. É direito da sociedade ter acesso a todos os acontecimentos relevantes", continuou.

Nos trechos que puderam ser reproduzidos, o  Luva de Pedreiro falou da carreira, do interior da Bahia ao sucesso na internet. Parte da entrevista foi gravada na nova casa de Iran, no litoral de Pernambuco. 

Na conversa, ele relatou se sentir “impedido” de fazer o que gosta por Allan de Jesus. "Não podia fazer nada que eu queria, não podia sair com meus amigos, não podia gravar minhas coisas, não podia postar as músicas que eu gosto", contou durante a entrevista.

Além da Globo, a liminar também impede que o ex-agenciador Allan de Jesus seja citado na Record. Agora a carreira do influencer está sendo gerida por novos empresários, entre eles o ex-jogador de futsal Falcão.



 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui