Covid-19: Ceará libera quarta dose da vacina para pessoas acima de 40 anos

Em Fortaleza, a vacinação da quarta dose para o público acima de 40 começa nesta terça-feira, 21

17:44 | Jun. 20, 2022

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil; /Agência Brasil)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou a aplicação da quarta dose (D4) da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 20, após o Ministério da Saúde ampliar a vacinação para a faixa etária. O intervalo mínimo segue o de quatro meses a partir da última vacinação. Em Fortaleza, a vacinação da quarta dose começa nesta terça-feira, 21.

Por meio de nota técnica, que está sendo encaminhada aos municípios cearenses, a pasta orienta sobre a ampliação da vacinação contra a doença. Segundo a Sesa, é recomendada a segunda dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen no esquema da dose única e que receberam o primeiro reforço há quatro meses, independente da marca de vacina do primeiro reforço.

A pasta ainda orienta que a aplicação da terceira dose de reforço ocorra para todas as pessoas com 40 anos e mais de idade que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), vacinadas com a segunda dose de reforço há quatro meses ou mais, independente do imunizante utilizado nos reforço anterior.

Fortaleza

Em publicação nas redes sociais, o prefeito José Sarto (PDT) informou que a partir desta terça-feira, 21, Fortaleza inicia a vacinação da quarta dose contra a Covid-19 para pessoas acima de 40 anos. “Não precisa de agendamento. Basta conferir os locais de vacinação na programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza”, escreveu Sarto.

Não precisa de agendamento. Basta conferir os locais de vacinação na programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza. A aplicação da nova dose de reforço para essa faixa etária foi recomendada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20).

— Sarto (@sartoprefeito12) June 20, 2022