Primeiro lote da Sputnik chega ao Nordeste em uma semana

O lote inicial deve conter 1,1 milhão de doses e vai desembarcar primeiro em Pernambuco, sendo distribuído em seguida para demais estados do Consórcio Nordeste

14:10 | Jul. 20, 2021

Produção da vacina Gam-COVID-Vac da Rússia contra a doença coronavírus (Covid-19) - registrada sob o nome comercial Sputnik V (foto: Olga MALTSEVA / AFP)

Doses da vacina russa Sputnik V, contra Covid-19, serão distribuídas aos estados da região Nordeste do Brasil daqui a uma semana. O lote inicial deve conter 1,1 milhão de doses e vai desembarcar primeiro em Pernambuco, sendo distribuído em seguida para demais estados do Consórcio Nordeste. Informações foram divulgadas nesta terça-feira, 20, pelo jornal O GLOBO.

Conforme expectativa revelada pelo governador Camilo Santana (PT) no último mês, o Ceará deve receber 183 mil doses desse imunizante inicialmente. O Governo Estadual havia adquirido mais de cinco milhões de doses da vacina, mas a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de 183 mil. A vacina Sputnik V é produzida pelo Centro Gamaleya, na Rússia, e tem 91,6% de eficácia contra a Covid-19.

Ao chegar no Nordeste, a Sputnik V será incorporada à imunização dos estados de forma controlada, com estudo de sua segurança e eficácia. O infectologista Julio Croda, do grupo Vebra Covid-19, será responsável pela avaliação da efetividade do imunizante, analisando a proteção da vacina para desdobramentos do coronavírus. O número de doses entregues corresponde a 1% da população de cada estado.