Morre William Shakespeare, segunda pessoa vacinada contra Covid-19 no mundo

Ele recebeu o imunizante da Pfizer/BioNTech em dezembro no Concentry, pouco depois de Margaret Keenan, de 91 anos.

09:24 | Mai. 26, 2021

Idoso recebeu a primeira dose de vacina da Pfizer contra a Covid-19 no primeiro dia de imunização em massa na Inglaterra (foto: JACOB KING / AFP)

A segunda pessoa no mundo vacinada contra a Covid-19, fora da fase de testes, o britânico William Shakespeare, de 81 anos, morreu na última quinta-feira, dia 20. O idoso faleceu devido a um derrame, que não teve relação com o coronavírus, de acordo com os hospitais universitários Coventry e Warwickshire NHS Trust. A informação foi noticiada na última terça-feira, 25, pelo veículo britânico, "BBC".

Conhecido como Bill pelas pessoas mais próximas, ele recebeu o imunizante da Pfizer/BioNTech em dezembro no Concentry, pouco depois de Margaret Keenan, de 91 anos. O idoso também chamou atenção por ter o mesmo nome do dramaturgo e poeta inglês.

LEIA MAIS: É impossível que vacina cause alterações genéticas, dizem especialistas

A conselheira do hospital e amiga de William, Jayne Innes, afirmou que "a melhor homenagem a Bill é receber a vacina". Ele, que morava em Brownshill Green e estava internado na enfermaria de fragilidade do hospital no momento de sua primeira injeção, disse que tinha sido "maravilhoso".

A viúva de William divulgou uma mensagem para homenagear o marido. "Bill ficou muito grato por ter a oportunidade de se tornar uma das primeiras pessoas no mundo a receber a vacina", disse Joy. "Era algo de que ele estava muito orgulhoso — ele adorava ver a cobertura da mídia e a diferença positiva que era capaz de fazer na vida de tantas pessoas. Ele sempre falava com as pessoas sobre isso e sempre encorajava todos a tomar a vacina sempre que possível", ressaltou ela. Além da esposa de 53 anos, o idoso deixa seus dois filhos e netos adultos.

Segundo a BBC, ele era um fotógrafo talentoso e amava todos os tipos de música, especialmente jazz, e ia regularmente a shows para tirar fotos dos músicos. William também era conselheiro paroquial e tinha grande atuação por mais de 30 anos em sua comunidade local.

"Bill adorava conhecer pessoas e ajudá-las de todas as maneiras possíveis. Acima de tudo, ele foi um marido, pai e avô maravilhoso, apelidado de Pop Pops pelos netos. Ele deixou uma grande marca em todos que o conheceram e fará muita falta", acrescentou a esposa. A amiga de William, Jayne, escreveu ainda em um post no Facebook que "Bill" será lembrado por muitas coisas, incluindo o gosto pela "travessura".

O Partido Trabalhista lamentou a morte do idoso. "Bill ganhou as manchetes globais como [o primeiro] homem a tomar a vacina contra Covid. Suas décadas de serviço ao partido foram recentemente reconhecidas por Keir Starmer. Nossos pensamentos estão com Joy e a família e amigos de Bill", afirmou a publicação.

We're sorry to hear of the death of Coventry Labour stalwart Bill Shakespeare. Bill made global headlines as 1st first man to have Covid vaccine. His decades of service to the party were recently recognised by @Keir_Starmer. Our thoughts are with Joy and Bill's family & friends. pic.twitter.com/ANCTeGFYEs

— West Midlands Labour (@WMLabour) May 24, 2021